Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: luciana maria da silva, 31 de agosto de 2025

A Moura Torta. Meu respeito

Esta história contém:

A Moura Torta. Meu respeito

Vídeo

Olá meu nome é Luciana sou de Recife para idosa nunca assim a vontade de escrever alguma dificuldade de falar mas agora vai eu tinha uns 12 anos e a primeira vez para o Agreste com meus irmãos minha família minha mãe meu pai e a gente foi conhecer o meu bisavô E lembra que tava brincando com meus primos e ele está indo muito mangando de mim ainda vem uma senhora uma velha um cajado os panos amarrados na cabeça como as velhas do interior é umas roupas comprida meio trapos e ela vinha andando ela tinha pouco os dentes e os meus primos se juntaram e disseram da benção ainda bença tua avó aí eu fiz não foi minha vó é tua vó Martinha todo mundo tinha muito preconceito de falar da minha avó e as meninas começaram a criar E aí quando chegava perto dela tocar nela e morreu assim sabe eu queria muito medo de chegar perto dela aí alguém disse olha tua neta filha de Maria aí ela fez eu cheguei perto de Maria aí ela entra ela não para entrar na casa de taipa onde ela morava atrás Onde as cobras que matam era um salgado atrás da casa dela e o resto da família eu fiquei curiosa que saber quem era aquela mulher muito magra alta os dois olhos esbranquiçados por conta da cegueira aí o meu medo você transformou em outra coisa que hoje eu chamo de admiração e respeito a minha avó tinha uma vida terrível brigou muito pela Liberdade dela e foi casada com uma pessoa que maltrata ela

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.