Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Cláudia Regina Ricci, 17 de julho de 2019

A última grande enchente na Cachoeirinha

Esta história contém:

A última grande enchente na Cachoeirinha

Vídeo

Se vocês forem lá e pegarem as fotos de antigamente, vocês falarão: "Não, isso aqui não é o bairro de Cachoeirinha". Tem hospital, tem maternidade... Hoje, nosso bairro está muito bom, mas no passado tinha muitas enchentes, era muito, muito mesmo. Quando chovia, enchia tudo e ficava uma semana aquela água parada, com os bichos andando por cima, aquelas galinhas d'água, cobra... A gente convivia com isso, a gente não podia ter muitos móveis porque chegava na época das chuvas era enchente na certa. Não tinha outra alternativa.

A última enchente que teve, foi uma enchente muito grande... - Lembrando que antes não tinha divulgação, a mídia não ia nesses lugares - A última enchente que deu no nosso bairro, lá na nossa vila, foi em 1995, uma enchente feia. Eu lembro que cheguei do trabalho e entrei na Inajar de Souza com água na cintura. Eu morei na Cachoeirinha, na parte mais alta, depois nós compramos um apartamento lá embaixo, na Inajar, e foi a primeira vez que deu enchente lá nos prédios, nos apartamentos, que nunca tinha dado. Lembro que eu saí do trabalho duas e pouco, três horas, e entrei na rua Antônio Botto, rua que é uma travessa da Inajar de Souza, e metade dela já estava cheia de água. Me recordo que um senhor veio e falou: "Para onde a senhora vai?" Eu falei: “Eu vou naqueles prédios ali." Falou assim: "Então vou acompanhar a senhora porque os bueiros abriram todos, os bueiros estão todos abertos e eu sei onde eles estão". E aí ele foi segurando no meu braço. Eu lembro que eu estava de saia, de meia, eu entrei na água assim, de saia, de meia fina, sapato social, entrei com água na cintura até a entrada do meu prédio.

No meu apartamento não entrou água, mas teve alguns da frente que entrou. Isso que eu morava embaixo. No condomínio ficou aquela lagoa, e todos nós ficamos muito apavorados. A gente não conseguia ir à casa da minha mãe - minha mãe mora perto de mim - a rua dela encheu tanto de água, a...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.