Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Nelson Dias Ayres
Por: Caroline Ayres, 20 de maio de 2023

A linda trajetória do meu bisavô, NELSON DIAS AYRES

Esta história contém:

A linda trajetória do meu bisavô, NELSON DIAS AYRES

A linda trajetória do meu bisavô, NELSON DIAS AYRES

Médico – Nascido em Campanha em 02 de janeiro de 1910. Filho de Celso Ayres e Maria do Carmo Dias Ayres. Seu pai faleceu quando ele era menino e, por isso foi criado por seu tio José Messias Dias (Zequinha Messias) e por sua tia Adalgisa Brandão Dias (Didisa).

Em 1932 lutou na Revolução de 32 integrando o contingente campanhense.

Fez seus primeiros estudos na Campanha e depois foi estudar e trabalhar em Belo Horizonte. De lá foi para o Rio de Janeiro onde ingressou na Escola de Medicina e Cirurgia, colando grau em 1937.

Casou-se em 1937 com Fernanda Lúcia Rodrigues, nascida em Belém do Pará. O casal fixou residência em Campanha. Construiu junto à residência uma clínica onde, além de consultas, fazia cirurgias. Exerceu a profissão com Dr. Jefferson de Oliveira e Dr. Manoel Alves Valladão. Foi médico da Diretoria Regional dos Correios e Telégrafos.

Foi presidente do Clube Concórdia e durante sua gestão proporcionou aos sócios e visitantes bailes memoráveis abrilhantados com artistas famosos (Ângela Maria, Trio Yrakitan, Cassino de Sevilha, Heleninha Costa, etc).

Apaixonado por futebol. Quando moço, atuou como goleiro no “Sport Club São Pedro” (década de 30). Em seu tempo de universitário jogou na capital mineira no América Futebol Clube e também na Seleção Mineira.

Em 1942 é eleito 2º secretário do clube de natação recém-criado. Em Campanha, foi o responsável maior pela construção do campo do Palmeiras (1951), hoje desaparecido. Foi um dos fundadores do Palmeiras e do Palmeirinhas.

Como político foi eleito vereador nos os períodos de 1947/1951; 1951/1955; 1955/1959; 1959 a 1963; 1963 a 1967; 1967 a 1971.

Em julho de 1940 integrou a Comissão Censitária Municipal.

Em setembro de 1941 integra o grupo de campanhenses que funda a “Associação dos Escoteiros Campanhenses”, sendo eleito vice-presidente.

Em 1974 foi candidato a Deputado...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.