Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 24 de fevereiro de 2025

A jovem cheia de sonhos e pesquisadora acadêmica em SP.

Esta história contém:

A jovem cheia de sonhos e pesquisadora acadêmica em SP.

Vitória Vieira, 23 anos, nasceu e cresceu na capital paulista, mas sua história começa com raízes lá no Ceará. Filha de pais separados, dividia seu tempo entre São Paulo e a roça cearense, na sua infância passava férias brincando com primos - andando de bicicleta, fazendo escolinha e explorando rios e cachoeiras. "Minha infância foi muito boa porque sempre tive essa turma junto", lembra com carinho.

Apaixonada por ciências humanas desde a escola, Vitória escolheu cursar RI (Relações Internacionais) na faculdade, atraída pela possibilidade de estudar história, filosofia e política em

um só curso. Sua trajetória profissional começou no telemarketing durante a pandemia ("não foi boa, mas me formou"), até chegar à pesquisa acadêmica e projetos sociais. Um desses projetos é o Pontão Cultural do Museu, onde atua como agente cultural após a indicação de uma amiga.

No projeto, Vitória encontrou um espaço para superar sua timidez. "O mais marcante foi conhecer outras histórias e sonhos", conta. Ainda enfrenta o desafio de se expressar mais espontaneamente, mas consegue enxergar o quanto evoluiu: "É legal falar de si, saber que pode

inspirar alguém". Entre as pesquisas e encontros culturais, ela mantém esse trânsito entre as raízes cearenses e a grande São Paulo.

Para o futuro, Vitória traz um conselho: "Cada um tem seu tempo e seus espinhos, mas o importante é não desistir". Sua história movida por transições entre cidade grande e o interior, diz sobre como são diferentes trajetórias de cada um: "Se minha história inspirar alguém um dia, para mim isso já vai ser o suficiente", Vitória mostra que por trás da timidez, há uma jovem cheia de sonhos.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: A jovem cheia de sonhos e pesquisadora acadêmica em SP.
Data: 24 de fevereiro de 2025
Local de produção: Brasil / São Paulo
Entrevistador: Shayra da Cruz Rodrigues
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Trilhas rumo à sustentabilidade
Vídeo Texto

Luiz Eduardo Rielli

Trilhas rumo à sustentabilidade
Petrobras, uma história de coração
Vídeo Texto
Fruto de um investimento familiar
Texto

Hélio Santos Menezes Neto

Fruto de um investimento familiar
As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.