Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

A história dos meus avôs

Aldazisa Lima Verde Pinheiro, nasceu em 05/05/1945 na cidade de Oeiras, Piauí, ela era funcionária pública, ela trabalhava na roça, e cuidava dos irmãos mais novos. E não brincava com nada e ninguém, ela usava só vestido e saias longas, ela tem sete irmãos, ela arrumava a casa, fazia comida para os irmãos, lavava e passava roupas, e depois ia trabalhar na roça, eles era muito educados. Naquela época, ela não estudava, pelo fato de morar na roça, veio começar a estudar depois de casada pelo seu marido que era professor. Ela só saia para casa de parentes mais próximos e só com os pais. Ela conheceu o marido através do seu pai e do pai dele que era fazendeiros e vizinhos. Ela casou na fazenda quando o padre foi celebrar uma missa no povoado. Ela adorou ser mãe e até teve seis filhos, cinco mulheres e 1 homem.

Período de 1945 - A queda de Vargas

Com a derrota dos regimes totalitários na SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, a ditadura de Vargas estava condenada, pois não se admitia que nossos soldados morressem lutando contra aqueles regimes na Europa, enquanto internamente vivíamos marcados pela opressão e censura.

Vargas começou a preparar o terreno para um futuro jogo pluripartidário e fixou, em fevereiro de 1945, o prazo de 90 dias para a realização de eleições em todos níveis. Para agradar aos políticos de esquerda ele decretou a anistia (Luiz Carlos Prestes foi libertado), e estabeleceu relações diplomáticas com URSS. Os partidários do presidente deram início a campanha que ficou conhecida por “QUEREMISMO”, que acabou não vingando, pois ele perdera o apoio de antigos aliados militares sendo forçados a renunciar em 29 de outubro de 1945.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Eu gosto de desafiar aquilo que é impossível
Vídeo Texto
O som dos apitos dos trens
Vídeo Texto

Joslaine dos Santos Alves

O som dos apitos dos trens
Meu amado Isidoro, pedaço de minha vida
Vídeo Texto
"Foi ali que eu descobri que eu tinha sobrevivido"
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.