Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

A história da luta da Dona Neuza

Esta história contém:

As crianças e adolescentes do “Núcleo Sócio Educativo Padre Ticão”, que se localiza na favela Nossa Senhora Aparecida / Santa Inês no bairro de São Miguel Paulista – São Paulo, através do projeto “Memórias local do bairro”, tivemos a oportunidade de entrevistar a Senhora Neusa Avelino da Silva Melo. Moradora antiga do bairro, fundadora e presidente da Associação Comunitária das Mulheres do Movimento Sem Terra.

No dia da entrevista os adolescentes Felipe e Ivete foram recebê-la, com um lindo vaso de flores na entrada da organização e acompanhá-la até a sala da entrevista, onde as demais crianças e adolescentes aguardavam em silêncio.

Quando Dona Neusa entrou na sala, ficou surpresa com a quantidade de pessoas que aguardavam por ela. A primeira pergunta foi:

- Qual o seu nome completo? A mesma respondeu com muita satisfação.

- É Neusa Avelino da Silva Melo, respondeu.

Ela nasceu no estado do Maranhão, no dia 13 de Novembro de 1942. Sua infância foi muito complicada, morava com sua avó e era muito carinhosa e feliz. Sua vó a tratava com muito carinho e sabia como educar uma criança. Mas por ironia do destino, sua vó veio a falecer. E Dona Neusa tinha apenas 12 anos de idade. A partir desse momento sua vida completamente. Foi morar com seus pais. O ambiente era completamente diferente. Sentia falta do carinho de avó e das brincadeiras que mais gostava como: pique-esconde, lencinho-branco, cantigas de roda (ciranda, atirei o pau no gato) e bonecas de sabugo de milho.

Na sua nova casa, era tudo diferente. Pois não era compreendida, por ser uma criança peralta. . Na adolescência, suas dificuldades só aumentaram, sua mãe também veio a falecer e seu pai não esperou muito e já estava com outra mulher. Dona Neusa não aceitou essa situação, pois achava uma falta de consideração com sua mãe.

Então resolveu ir embora de casa, começando a trabalhar para se sustentar. Transformou-se em uma mulher de caráter e com suas...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: A história da luta da Dona Neuza
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Raízes que não devem ser perdidas
Texto

Marcos José dos Santos

Raízes que não devem ser perdidas
Um menino chamado Innocente
Texto

Celso Aparecido Innocente

Um menino chamado Innocente
A reciclagem que transforma vidas
Vídeo Texto
 A LINDA HISTÓRIA DE MÃE JÔ
Texto

Joana Benedita Candido

A LINDA HISTÓRIA DE MÃE JÔ
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.