Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Justino Depu

A força do Ipadu

Esta história contém:

A força do Ipadu

Vídeo

Justinno Luiz Depu – Hupda nasceu no igarapé de Cunuri, nas proximidades da comunidade Santa Maria, aos cinco anos de idade ficou órfão de pai e foi criado pela sua mãe que o ensinou a pescar nos igarapés. Assim aprendeu a pescar com armadilhas de pesca que fabricava, trazendo peixes dos igarapés para o sustento da família. Depois que se tornou adolescente começou a conviver com pessoas de outras etnias. Passou a morar por três anos em uma comunidade no rio Tiquié. Quando viu que não dava certo retornou com seu padrasto no local que morava com seu pai. Após o retorno participou da reunião que aconteceu em Iauarete na presença do senhor Olavo, Piter e Raul, de onde foram convidados a morar em Iauarete na atual comunidade de Fátima. Depois, a convite da sua irmã Tereza passou a morar durante um ano em Barreira Alta, no rio Tiquié. Lá encontrou a sua esposa. Além dessa comunidade, passou também por Nova Fundação, no Tiquié, e Waguiá, no Papuri. Depois que encontrou sua futura esposa trouxe para comunidade atual, casou-se e teve nove filhos. Para sustentar seus filhos pescava, abria roçados e caçava inambu entre outros animais. Produziu artesanato de cipó para comprar o que os filhos precisavam. Tem conhecimento na fabricação de utensílios domésticos que vende para comprar o que precisa. É conhecedor da utilidade do ipadu para o aprendizado dos ensinamentos sobre os bahsese. Por isso desde jovem já sabia os bahsese e já praticava esses conhecimentos, e nos lugares que passou andou curando doenças de diversas pessoas. Todos os filhos e filhas dele passaram pelo seu bahsese. Além disso, Senhor Justino é conhecedor do processo de plantio, preparo, consumo e bahsesé do ipadu.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: A força do Ipadu
Local de produção: Brasil / Amazonas / São Gabriel Da Cachoeira
Personagem: Justino Depu
Autor: Museu da Pessoa
Patrocionador: Instituto Cultural Vale

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.