Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

A educadora

Esta história contém:

P - Para começar, eu queria que você dissesse seu nome, o local e a data de nascimento. R - Anna Maria Machado de Campos. Nasci na cidade de São Paulo, de onde até hoje não saí, em 15 de março de 1941. P - Conta pra gente o nome de seus pais e onde eles nasceram. R - Então, meu pai, Dario Machado de Campos, já faleceu, nasceu em Limeira, aqui em São Paulo. E minha mãe, Aracy Correa Machado de Campos, nasceu em São Simão, aqui em São Paulo, pertinho de Limeira. P - E o que eles faziam? Qual a atividade deles? R - Meu pai era engenheiro civil, morou muito tempo nos Estados Unidos, se formou lá e veio pra cá antes de casar. E a minha mãe era formada no curso Normal, só que nunca lecionou. P - Teu pai morou muito tempo nos Estados Unidos? R - Morou nove anos. Ele foi com 16 para 17 e morou nove anos. Fez engenharia, tudo lá. E começou a trabalhar. E veio com uma cabeça muito boa pra época. “Tchan tchan tchan”... P - Por que ele foi pra lá? R - Os irmãos... Não sei. Um foi pra Alemanha, outro pra França. Acho que era costume. P - Seus avôs que davam força? R - É, ele foi, mas não foi com muito dinheiro, não. Ele contava estas coisas, que depois teve que aprender a se virar. E aí ele foi se formando, foi gostando tanto que ficou quase nove anos. P - Sozinho ele foi para lá? R - Sozinho. P - Qual o nome dos seus avôs? R - Antonio Machado de Campos e Ana Cândida Machado de Campos. Os pais dele. P - E os pais da tua mãe? R - Mariana Correa e o outro era José Correa. O meu nome vem delas. Ana Carolina. Ana e Mariana. Minha mãe dizia que era uma homenagem. P - E qual a origem das famílias. R - Olha, são de Limeira, os avôs. Até bisavô eu sei que era ali daquela região. P - E de antes? R - Antes já é meio difícil. Tataravô, assim, eu não sei. P - E você tem irmãos? R - Tenho um monte. Nós éramos sete e, interessante, minha mãe casou muito cedo e ela teve duas gerações de...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: A educadora
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Profissão: educadora
Vídeo Texto

Denizia Abreu da Silva

Profissão: educadora
Ajudando a criar o futuro
Texto

Patrícia Liberali Stelata

Ajudando a criar o futuro
Paixão pelo circo
Texto

Daniela Alessandra dos Santos

Paixão pelo circo
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.