Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Elmizia de Souza Almeida, 24 de dezembro de 2023

A Educação transforma vidas

Esta história contém:

A Educação transforma vidas

Olá. Me chamo Elmizia, carinhosamente conhecida como Micinha. Meu pai era descendente de nordestino e minha mãe indígena da etnia macuxi. Somos de Boa Vista Roraima uma pequena cidade no extremo norte do Brasil. Meus pais nunca concluíram seus estudos. Mal sabiam assinar seus nomes em seus documentos de identidade. Meu pai sempre nos incentivou a estudar visto que era seu sonho ver todos os seus filhos formados. Sempre estudei em escolas públicas. E com muita dificuldade Meu pai trabalhava incessantemente para nunca deixar faltar nada. Meu pai sempre foi meu exemplo de bom homem e ele sempre acreditava que a educação era a maior herança que podia deixar para seus filhos visto que nunca poderia nos dar uma vida confortável pelo nível vida social que ele podia nos oferecer. Quando eu estava no final do ensino fundamental Meu pai sofreu um grave acidente que o impossibilitou de trabalhar e eu e meus irmãos tivemos que trabalhar ainda adolescentes para não passar fome em casa. Meu pai nunca mais voltou a trabalhar. E mesmo debilitado ele nunca deixou de nos incentivar de trabalhar e estudar. Era difícil mas conseguimos concluir o fundamental. E mais uma vez ele me incentivou juntamente com minha a mãe a fazer o Magistério. Era o sonho deles ter uma filha professora. Mesmo com toda dificuldade do mundo para trabalhar vendendo salgados nos lanches de Boa Vista e estudando ao mesmo tempo consegui concluir e me formar professora. Foi a realização de meus pais. Com 18 anos passei no concurso estadual para o cargo de professora. Consegui ingressar na universidade Federal de Roraima. Infelizmente seis meses antes de concluir minha Graduação meus pais faleceram. Foi um baque muito grande. Mas o sonho de meu pai nunca deixei morrer. Alguns anos depois fiz especialização no Instituto Federal de Roraima. Sempre lembrando dos incentivos do meu pai. Hoje sou mestra. Sim fiz mestrado e em sonho meu pai me falou que estava muito feliz. Mas...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.