Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

A COPA DE 1970 E O SELO DO MILÉSIMO GOL DE PELÉ: 1969

Esta história contém:

A COPA DE 1970 E O SELO DO MILÉSIMO GOL DE PELÉ: 1969

Um dos maiores eventos esportivos já vivido pela  minha geração foi o Campeonato Mundial de Futebol de 1970. Daquele julho de 1970 à data de hoje, muitos Mundiais  já  aconteceram, mas nenhum se comparou com o “México 70”.

Foi ali que Pelé se tornou  o maior jogador de futebol de todos os tempos. Foi também ali que  o futebol brasileiro passou ser motivo de orgulho nacional e fonte de respeitabilidade internacional.

Eu morava na cidade de Pombal, interior da Paraíba, que  ainda se ouvia os jogos de futebol em radinhos de pilha mas que a televisão já começava  a chegar  modestamente aos nossos lares.

A Seleção Canarinho venceu todos os seus confrontos com atuações mágicas, sapecando uma goleada na esquadra Azzurra, na final, e eternizando-se como uma das maiores Seleções de todos os tempos.

Na primeira fase, o Brasil começou goleando a Tchecoslováquia por 4x1, e no jogo seguinte venceu a Romênia por 3x2. O último jogo da primeira fase foi contra os ingleses, campeões da Copa do Mundo anterior, e decidiu a primeira colocação do grupo em uma partida épica e muito disputada na qual o Brasil venceu por 1x0.

Nas quartas de final, o Brasil derrotou a seleção do Peru, cujo técnico era o grande craque brasileiro Didi, pelo placar de 4x2. Nas semifinais, em um jogo de muita tensão contra os antigos rivais uruguaios, o Brasil venceu por 3x1. A final foi contra a Itália, que como o Brasil também já havia ganho duas Copas do Mundo, de modo que o vencedor levaria em definitivo a Taça Jules Rimet. O primeiro tempo terminou empatado em 1x1, mas na fase final a seleção brasileira dominou o jogo e venceu por 4x1.

O fato é que poucos podem se comparar aos craques dessa geração, que conquistava o tri para a nação brasileira. Uma Seleção inesquecível, considerada a melhor do mundo até hoje. Félix, Carlos Alberto, Brito, Piazza, Everaldo, Clodoaldo, Gérson, Jairzinho, Tostão, Rivellino e Pelé foram...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A arte de ensinar filatelia
Vídeo Texto

José Luiz Peron

A arte de ensinar filatelia
Texto

João Vieira de Rezende

"Tô aqui pra trabalhar"
Inspirando Ziraldo
Vídeo Texto

Moacyr Viggiano

Inspirando Ziraldo
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.