Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Solange Adão
Por: Solange Adão, 22 de maio de 2022

A casa do meu avô

Esta história contém:

A casa do meu avô

Vídeo

Olá, ser convidada pra falar sobre a minha família, sobre o meu pai Zacarias e minha mãe Tereza, é falar do carnaval, de uma fatia do carnaval de Florianópolis! A minha família vivia entre xitão e rendas, minha mãe responsável pela ala das baianas, e o meu pai circulava nas escolas de samba. A paixão nossa e dele era protegida princesa, mas o meu pai era amigo do Roleta, da dona Gininha, circulava entre o império do samba acadêmico, o roleta, era muito amigo da tia Didi, que foi madrinha do meu irmão Hamilton, que era matriarca da protegida da princesa. E ai a gente viveu entre rendas e xitões, e o que me deu aquela vontade, aquele amor pelas artes, ai fui, fazer teatro, fazer artes cênicas, pintar, bordar, fazer fuxico, fuxicar a vida do povo de Florianópolis.

Falar da família Adão é falar de alegria, de casa cheia, de comida na mesa, de feijoada, e de muito samba! E de música iorubá! O terreiro nunca ficou longe da minha casa, e nós cantávamos assim: [cantiga em ioruba]

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
Carnaval Alvinegro
Vídeo Texto

Pedro Bandeira Junior

Carnaval Alvinegro
Uma referência gorda dentro do carnaval
Texto

Aldria Angélica Adiola Oliveira

Uma referência gorda dentro do carnaval
Sou Liberto
Vídeo Texto

Liberto Solano Trindade

Sou Liberto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.