Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

A carta

Esta história contém:

Relatar esta história é viajar em um tempo em que escrever através de cartas, era mandar notícias e saber notícias dos entes queridos distantes, principalmente quando a saudade resolvia atormentar. Esta história a seguir, retrata o meio de comunicação muito usado da época, o ano era 1978.

Sou o filho caçula do casal Lídio e Glória, depois do falecimento do meu pai, em 1975 na cidade do Recife, minha mãe passou a morar em Arcoverde, cidade do sertão de Pernambuco na casa do meu avô Marcelino, onde com dificuldades cuidava dos cincos filhos, apesar de todos os problemas evitava que fossemos envolvidos neles, pois, nos compensava com muito amor e carinho, e assim vivíamos. Algum tempo mais tarde minha irmã mais velha, Leni, casa-se e vai morar em Maceió, estreitando para nós, definitivamente as idas e vindas entre as duas cidades, tudo ia bem demais,quando minha mãe adoece e é diagnosticada com câncer no fígado,se transferindo de vez para Maceió,em que fazia seu tratamento a base de quimioterapia.Nos momentos de lucidez ainda com força,conseguia escrever para seus irmãos que ficavaram em Arcoverde,pois sua saudade era constante!

Naquele período pouco se usava o telefone, até porque a chamada interurbana era muito cara, e não tínhamos condição financeira para se comunicar com os parentes a todo instante, como é feito hoje em dia com o uso do celular, as cartas era o meio de comunicação, mas apropriado, ou pelo os correios ou em mão, quando alguém vinha visita-la. Neste relato recordei de um carta escrita por minha mãe, para sua irmã Mércia, em que narrava,toda sua saudade e sua preocupação com todos seus sobrinhos filho dessa minha tia.Observamos a escrita de uma mão aparentemente trêmula,mas focada no que realmente gostaria de dizer.Perguntas de todos os tipos,principalmente,se a gestação dela estava indo bem,quando perguntava se já sabia se era homem ou mulher,caso fosse mulher o nome seria Perla,caso fosse...

Continuar leitura
Palavras-chave: descubra o brasil

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.