Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Eliani Barros Prado
Por: Museu da Pessoa, 4 de novembro de 2020

A capacidade de olhar o copo meio cheio

Esta história contém:

A capacidade de olhar o copo meio cheio

Vídeo

Me chamo Eliani Barros Prado, nasci em 31 de março de 62, em São Paulo, capital.

Eu diria que eu sempre fui muito sociável, a minha mãe fala que além da sociabilidade eu tenho uma liderança que nasceu comigo. Segundo ela, era assim, já na maternidade todos os bebês de chupetinha bem quietinhos, e eu falava “vamos chorar todo mundo!”, soltava a chupeta e todo mundo chorava. Então amigos pra mim é uma delícia, eu sempre fui cercada de gente, e a coisa que eu mais amo na minha vida, é gente. E eu sou muito otimista com a vida, sempre lidei muito bem com as coisas que vem e a gente precisa lidar.

Sem um ovário, com um cisto policístico, e na tabelinha, eu engravidei. A Fernanda é o maior legado que eu podia deixar pra esse planeta. Ela me ensina todos os dias. Mas assim, a minha gravidez foi um choque primeiro. Eu era gerente da Veja São Paulo, tinha quinze pessoas que respondiam pra mim, uma revista semanal que era cheia de modelinho, de espaço fracionado, quer dizer, tinha um gerenciamento ali muito forte. E eu engravidei sem estar preparada, assumi a Fe sozinha.

Eu contei que levei muito bem a menstruação, levei muito bem a gravidez, que são os três eventos mais fortes pra uma mulher, e aí veio a pré-menopausa, e aí foi um inferno. Eu comecei a não dormir. Comecei a acordar quatro a cinco vezes por noite, toda vez que eu deitava de novo eu fritava na cama. E aquilo foi me dando... E eu não sabia o que era. E isso foi com uns 48 anos, pré-menopausa, mas ainda menstruava, então não entendia direito, enfim. Resumo da ópera: confundiu muito o diagnóstico da esclerose... Eu tenho Esclerose Múltipla, ela se confundiu muito por causa da pré-menopausa, então foi uma coisa meio esquisita. Então com cinquenta e pouquinho eu comecei a ver que eu tinha um cansaço além do normal, que eu tinha uma dificuldade, comecei a tropeçar, tropeçar, e eu não entendia o porquê.

E aí eu fui piorando, o ritmo acelerado ainda na...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.