Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 13 de novembro de 2003

A busca da exatidão, da lógica, da organização e da disciplina.

Esta história contém:

A busca da exatidão, da lógica, da organização e da disciplina.

Vídeo

Conversas antes da claquete: P/1 – Uma conversa entre amigos né, do que aquela coisa de pousar, ficar olhando pra câmera. É duro, eu vejo os executivos... faz 15 dias nós fomos entrevistar Abílio Diniz e ele já senta e... ele é todo treinado, mas eu falei assim: “Mas nem o Antônio Fagundes é tão treinado quanto o Abílio. P/? – Gravando. R/1 – É, ele tem muita exposição né. P/? – Ok, gravando. P/1 – Seu Cyro, bom dia. R/1 – Bom dia. P/1 – Eu queria começar nossa conversa com o senhor se apresentando, dizendo o seu nome completo, a data e o local do seu nascimento. R/1 – Precisa olhar pra câmera? P/1 – Pra gente, pra onde o senhor quiser. R/1 – Bem, meu nome é Cyro de Oliveira Guimarães Filho, nasci em 22 de maio de 1931 na cidade de Bragança Paulista, no estado de São Paulo. Sou engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Paraná em 1953. P/1 – E o nome dos pais do senhor? R/1 – Meu pai era médico, como o meu avô e chamava-se Cyro de Oliveira Guimarães, minha mãe Amélia da Silva Guimarães. P/1 – E eles era também de Bragança? R/1 – Não, meu pai era de Caldas, Minas Gerais e minha mãe de Piracicaba, estado de São Paulo. P/1 – E porque que foram viver em Bragança? Como que é essa história? R/1 – Olha, pra lhe dizer a verdade eu não sei, deve ter sido as circunstâncias da vida, eu não tenho a menor idéia. P/1 – E o senhor passou a infância em Bragança? R/1 – Não, logo depois do meu nascimento, uns dois anos depois, meu pai mudou-se, que era médico do interior e morei em diversas cidades, sem nenhuma em particular. P/1 – Então como foi a infância do senhor vivendo em tantas cidades, se adaptando às novidades, as pessoas, as crianças? R/1 – Olha essa... acho que esse convívio múltiplo, me deu assim muita flexibilidade, muita capacidade de adaptação....

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Acreditar no trabalho
Vídeo Texto

José Luiz Pires Moraes

Acreditar no trabalho
O conhecimento que te traz independência.
Vídeo Texto
Trabalho é comigo
Vídeo Texto

Solon Guimarães Filho

Trabalho é comigo
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.