Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Em 1969, com 7 anos de idade, eu e minha família estávamos de mudança da cidade de Astorga, Estado do Paraná, para Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Teríamos que atravessar o rio Paraná de balsa.

Eram duas balsas: uma para levar as pessoas e a outra para levar os veículos e ônibus. Enquanto minha mãe pegava os nove filhos, meu pai pegava as bagagens.

Numa altura da viagem, eu acordei dentro do ônibus, sozinha, e vi que havia sido esquecida. Comecei a chorar desesperadamente, batendo na janela do ônibus, e me vi sozinha no meio do rio Paraná.

Um senhor que atravessava a balsa me pegou e cuidou para que eu me encontrasse com meus pais do outro lado do rio. Segurei firme na saia da minha mãe e não larguei mais.

Por conta disso, até hoje não consigo mais dormir em ônibus de viagem.

Isso aconteceu comigo: Delci Guimaraes de Araujo – EM. João Nepomuceno, Campo Grande/MS.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Desde que eu nasci eu me conheço
Vídeo Texto

Maria do Rosário Martínez Corrêa

Desde que eu nasci eu me conheço
"Tem a ver com essa avó"
Vídeo Texto

Sâmia Aparecida Victorio Rios

"Tem a ver com essa avó"
Gigante pela própria natureza
Vídeo Texto
Construindo minha independência
Texto

Claudia Aparecida Travasso Nunes

Construindo minha independência
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.