Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Marcia Ramos
Por: Marcia Ramos, 2 de janeiro de 2024

A arte e a vida são lados da mesma moeda

Esta história contém:

A arte e a vida são lados da mesma moeda

Meu nome é Márcia Ramos, tenho 65 anos e sou paulistana, embora atualmente more no litoral. Desde pequena, meus pais nos incentivavam à leitura e ao conhecimento do mundo, embora eles mesmos tivessem pouca educação formal. Meu pai, no entanto, era autodidata, músico e inventor e tanto ele como minha mãe adoravam contar histórias para nós, principalmente as histórias de nossa família. Gostaria de contar uma história que aconteceu comigo em 1972. Pela primeira vez fui visitar um museu de arte, pois o do Ipiranga era um velho conhecido, porém já tinha visto muita pintura e escultura clássicas nos livros dos meus irmãos e nas enciclopédias que tínhamos em casa. Quando eu tinha 14 anos, eu e minhas colegas de uma escola pública, fomos fazer um trabalho sobre os 50 anos da Semana de Arte Moderna de 22 no Museu de Arte de São Paulo e logo na entrada eu me deparei e me apaixonei pela tela O Abaporu de Tarsila do Amaral, com todas aquelas cores e formas totalmente inusitadas para mim. Foi assim que me tornei uma grande fã, ainda mais ardente, das artes plásticas, pois da literatura eu já era desde que aprendi a ler. Décadas mais tarde, ao ler a biografia da pintora, descobri que muitas coisas a ligavam a minha própria história. Minha família, vinda de Minas, foi trabalhar em Capivari, onde ficava a fazenda na qual Tarsila nasceu e foi criada. Minha mãe foi trabalhar como boia-fria, cortando cana e meu pai conseguiu trabalho na usina, onde ajudou também a formar a banda de músicos de Rafard. Dois de meus irmãos nasceram na Fazenda São Bernardo, que acredito pertencia à família da artista, o que nos torna um pouquinho mais íntimas. Mas jamais vou esquecer o meu espanto ao descobrir que o conto EU CAIO que meu pai contava para nós quando éramos pequenos, fazendo gestos e vozes fúnebres, também está mencionado na biografia da Tarsila. A história é sobre um homem que se esconde numa casa abandonada e encontra um fantasma, que vai...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.