Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Angelo Brás Fernandes Callou, 1 de maio de 2022

A arte de Bete Gouveia enquanto caminho

Esta história contém:

A arte de Bete Gouveia enquanto caminho

A arte de Bete Gouveia enquanto caminho

Por Angelo Brás Fernandes Callou

É da ordem da delicadeza, o trabalho em aquarela e guache sobre papel da artista plástica Bete Gouveia, na exposição Enquanto Caminho, inaugurada no último dia 19, na Arte Plural Galeria, no Recife Antigo.

Enquanto caminho na areia úmida das telas da artista, vou refazendo meus próprios caminhos, pelas areias da infância na Ilha de Itamaracá. Foi quando vi o mar pela primeira vez. Praia repleta de conchas, as mais diversas, em cores neutras e delicadas, um presente generoso deixado pela natureza, após a preamar.

Bette captura a beleza desses instantes, enquanto a maré se recolhe, por algumas horas. Aqui, um passarinho pousa na areia; acolá, um sargaço decora a paisagem. No meio do caminho, uma água-viva nos adverte sobre o sensível ambiente. É quando a frase poética de Caymmi faz todo o sentido: “Quem vem pra beira do mar, ai / Nunca mais quer voltar...”

Os caminhos de Bete Gouveia pelas areias da praia são os caminhos dos que vêm para a beira do mar. Somos íntimos dessas linhas da costa, e temos cada vez mais uma memória afetiva e poética dessas paisagens, na medida em que a poluição mancha a cor neutra de suas areias. É quando me apercebo do discurso político da artista, sem que haja explicitamente nenhuma pincelada denunciante desse discurso. As obras não têm títulos. O observador é que deve perscrutar em si mesmo a relação da delicada pintura que vê com a depredação da natureza, em curso.

A presença humana nas areias das praias no Enquanto Caminho se apresenta por vestígios. Vestígios da mais pura alegria – como o lindo castelo de areia abandonado, possivelmente construído pelas crianças e seus pais, num dia de domingo –, ou da mais singela solidão: uma toalha vermelha estendida numa praia deserta, de humanos.

A maresia, a umidez da areia, o sal, as conchas, o sargaço, a água-viva, o castelo e a toalha são signos delicados...

Continuar leitura
Palavras-chave: pinturas, bette gouveia, cônica

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.