Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: beneditocarlos gonçalvesdelima, 20 de novembro de 2023

20/11/23 05:52:10

Esta história contém:

O fato de ser Poeta e Negro passou a ser um grande incomodo,posto Corumbá Mt ser considerado o maior reduto dos beletristas matogrossenses.Os grandes nomes vinham de familias tradicionais,ligados ` da pecuária.Todos escreviam sobre as sagas familiares,desbravamento do Pantanal e por ai afora.De repente aparece um jovenzinho,cria de uma familia abastada,metido a poeta.E que tirava nota dez toda mão.Esse peitudo era eu aqui.Não me cansava de ler,sempre que estava de folga.Eu era o bendito pau para toda obra:a Sala está meio suja,lá ia eu passar a Vassoura de Pelo e depois pano de Chão. Móveis empoeirados?A minha incumbência,era espaná-los e ainda passar Oleo de Peroba.Alguém precisava entregar um bilhete qualquer para terceiros,quem era o estafeta? Logo eu,o neguinho sapeca.Será que dá prá emprestar seu secreta para ir à Padaria?Nem perguntavam se eu tinha tarefa de Escola para fazer ou se estava descansado.Lá ia eu.um pé aqui e outro ali.De vez em quando algumas senhoras combinavam de escovarem os dentes com Fumo de Rolo.apareciam umas cinco.Eu tinha que providenciar cinco latas vazias para elas cuspirem a baba marron enquanto as horas se transcorriam.Por volta do final da tarde,terminavam de trocarem as fofocas da semana.

De noite a rotina,às vezes era enfadonha.A familia ficava alojada no amplo Sofá,ouvindo o Noticiário ou radionovela.O chefe da casa ficava no corredor lendoJornal de fora,saboreando uma cerveja bem gelada.

A criançada nessa altura do tempo,já se agrupava na Calçada para jogarem Amarelinho,brincar de Roda, Cola Pau,Cobra Cega,Cowboy e outras brincadeiras até as 22 horas,enquanto os pais,vizinhos se aglomeravam na calçada para discutirem politica,esportes e variedades.

Em tempo de Páscoa,aconteciam trocas de Pratos:Biscoitos de Queijo,de Araruta,Bacalhoada,Coalhada,Sopa Paraguaia,Chipa,Curau ,etc.As pessoas eram mais sociáveis.Era uma...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.