Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 17 de agosto de 2012

"Uma libertação para mim"

Esta história contém:

"Uma libertação para mim"

Vídeo

Minha família era meu pai, minha mãe e quatro irmãos. Eu sou a mais velha. Nossa casa ficava num sítio, era muito simples, humilde. Sempre foi. Nunca teve muitas coisas, muitos móveis. Nela meu pai guardava as ferramentas de trabalho, ele era camponês, tinha uma roça.

Eu gostava muito de ler a Bíblia, sempre gostei de ler e de estudar. Pegava os livros e ficava estudando ou brincando de professora. Como irmã mais velha, eu tinha que ter muita responsabilidade, cuidar dos irmãos, tomar conta da casa. Eu era o segundo pai, a segunda mãe, tinha que cuidar deles quando meus pais saíam para trabalhar na roça. Quando chegava a época de fazer a colheita da roça, do feijão, do milho, ou de fazer o roçado, a gente tinha que ir junto, pra ajudar também.

Quando era pequena, eu e meus irmãos não podíamos brincar na rua, nem fazer amizades na escola. Meu pai controlava tudo e, por qualquer motivo, ele nos espancava. Minha mãe, que também sofria agressões, ficava sempre quieta na dela quando éramos espancados, com medo de apanhar também. Além de bravo, meu pai era muito ignorante, agredia a gente por nada. Tínhamos que fazer as coisas do jeito dele, senão... Se um dos meus irmãos saísse da linha com ele, eu também pagava pelo erro por ser a mais velha.

Isso acontecia e minha vontade era de matar meu pai, no início, mas eu não tinha forças. Eu tinha medo dele, muito medo. Eu muitas vezes chamava o meu irmão, que agora tem dezesseis anos, para a gente poder agredir ele, tirar ele de dentro de casa. Mas a gente nunca teve força nem coragem para fazer isso. Eu me sentia cada vez mais recuada, cada vez mais, eu tinha medo da situação.

Ele vendia banana e macaxeira na feira de uma cidade próxima e me levava junto nas sextas-feiras, depois da aula. Na cidade, dormíamos numa casa que era da gente e, em uma dessas vezes, quando eu tinha oito anos de idade, ele falou pra mim: “Vamos brincar!” Quando ele falou:...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto Memórias e Histórias de Mudanças Depoimento de Dalva Entrevistada por Fernanda Prado e Priscilla Branco Campina Grande, 17 de Agosto de 2012 Entrevista: VV_HV055 Realização Museu da Pessoa Transcrito por Vinícius Rizzato (MW Transcrições) Revisado por Carolina Cervera Faria Nesta entrevista foram utilizados nomes fantasia para preservar a integridade da imagem dos entrevistados. A entrevista na íntegra bem como a identidade dos entrevistados tem veiculação restrita e qualquer uso deve respeitar a confidencialidade destas informações. Para ter acesso à entrevista na íntegra, entre em contato com museologia@museudapessoa.net.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma mulher apoiando as outras
Vídeo Texto

Ana Lucia Pedro Fontes

Uma mulher apoiando as outras
Transcender é o caminho
Vídeo Texto

Gabriela Augusto Campos de Santana

Transcender é o caminho
Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
Um sonho individualista que virou coletivo
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.