Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

"Tenho que melhorar o local que eu moro"

Esta história contém:

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Zoraide Francisca Gomes, nasci no dia 26 de setembro de 1971 na praia do Janga em Paulista, Pernambuco. Tenho apelido de Cris. Meu nome é Zoraide que eu herdei da minha avó paterna e minha mãe nunca conseguia falar Zoraide sempre errava e aí botou o apelido de Cris, porque era Maria Cristina a minha avó materna Pegou o apelido de Cris pro resto da minha vida. MORRO DOS PRAZERES Eu vim pro Rio com meu tio que já faleceu, morei com ele durante um ano e aí resolvi morar sozinha, me casei e vim parar no Morro dos Prazeres. Eu mudei pra cá em 1985 e fiquei encantada à primeira vista e foi amor mesmo. Falei assim: “cara, quero morar muito nesse lugar.” Meu esposo já morava aqui e aí me apaixonei assim, amor a primeira vista e daí esses anos inteiros eu moro aqui. Casei aqui, tenho três filhos todos nasceram aqui. São: Mariana 13 anos, Marina 11, Maicon(?) 9,está fazendo hoje. O Morro dos Prazeres pra mim, hoje é minha casa e acho que a realização de um sonho, uma conquista de trabalho. Eu já vi muita coisa boa acontecer aqui que foi fruto do meu trabalho. Eu acreditei num ideal eu batalhei por isso e assim me sinto bem em casa mesmo, não porque eu moro aqui, mas porque consegui realizar alguns sonhos nessa comunidade. Este morro tem muitos nomes. Eu como sou importada não sei em qual história eu vou acreditar. Tem pessoas que dizem que foi uma plantinha que veio pra cá e que se chamava “prazeres” e que aí ficou no morro; outras pessoas dizem que é por causa do visual que é lindíssimo por você ter um ângulo muito grande de panorama turístico, cartões postais. Porque tem um giro de 180 graus. Muitas pessoas achavam que era pela vista.Outras ainda porque tinha uma capelinha ali onde tem o edifício Raposo Lopes, que tem a Nossa Senhora dos Prazeres lá por 1920, 1925 e aí ficou Morro dos Prazeres que era muito próximo aos padres. As madres todo mundo...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: "Tenho que melhorar o local que eu moro"
Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
BF_HV002
Texto

Susane Worcman

BF_HV002
Precocemente adulta
Texto

Stefan Wohl

Precocemente adulta
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.