Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Anônimo
Por: Museu da Pessoa, 6 de julho de 2012

"Meu sonho é ter uma casa"

Esta história contém:

"Meu sonho é ter uma casa"

Quando eu era bebê fui levada para um abrigo. Meus pais moravam num albergue. O meu pai bebia e a minha mãe usava drogas. Depois de grandinha que eu conheci eles; aí meu pai de ano em ano vinha me visitar. Minha mãe não, ela não era muito ligada a mim, era mais ligada com a minha outra irmã. Minha mãe tá falecida já, dizem que foi no pulmão. Meu pai faleceu também, de acidente. Tenho mais dois irmãos, eles foram adotados, estão na Itália, estavam no abrigo antes. Eu passava o Natal em famílias, mas eu nunca fui adotada.

Era bom, eu gostei de viver no abrigo. Vivi mais de dez anos lá. Lá viviam meninas e meninos que tinham problemas familiares; problemas em casa com o pai ou mãe ou que fugia de casa ou que também vinha de outros abrigos pra lá. Tinha as tarefas no abrigo; tinha banca (aula particular) – a escola era fora – tinha lazer, tinha quadra, tinha um bocado de coisas, totó (pebolim), área de lazer. E briga também, confusão. Tinha mais briga entre elas do que entre eu porque eu era a caçula…

Quando eu estava perto de ficar de maior aí eu saí de lá, me transferiram para um abrigo só de meninas, é uma escola. Foi difícil porque eu já tava ficando de maior, pegar uma menina que já tava quase ficando adulta é difícil. Tinha discussão com as meninas. A irmã de lá me segurou até onde pôde, mas depois quando chegou aos dezoito tem que sair do abrigo, né? Ela me segurou até os dezenove por causa de ser órfã de pai e mãe. Tem dois anos que eu saí do abrigo já.

Aí fui pra casa dos outros, de umas pessoas que eu conhecia, uma dos abrigos que eu morei. Aí foi quando eu vim pra cá pro curso [Projeto ViraVida]; e a irmã foi lá e me botou no projeto. Ela disse que tinha um projeto pra minha idade e pra minha série aí peguei, fiz minhas inscrições e entrei. Antes podia sétima e oitava série, agora não, porque eu era quinta e sexta série consegui entrar.

Na escola me perturbavam porque eu...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto Memórias e Histórias de Mudanças Depoimento de "Juliana" Entrevistada por Fernanda Prado e Karen Worcman Salvador, 06 de Julho de 2012 Realização Museu da Pessoa Entrevista VV_HV019 Transcrito por Cristiana Souza / MW Transcrições (Mariana Wolff) Revisado por Joice Yumi Matsunaga Nesta entrevista foram utilizados nomes fantasia para preservar a integridade da imagem dos entrevistados. A entrevista na íntegra bem como a identidade dos entrevistados tem veiculação restrita e qualquer uso deve respeitar a confidencialidade destas informações. Para ter acesso à entrevista na íntegra, entre em contato com museologia@museudapessoa.net.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Superação, certeza e frutos colhidos de uma história intensa e linda
Vídeo Texto
Desabandono
Vídeo Texto

Robson de Souza

Desabandono
As ruas: lugares de encontro
Vídeo Texto
Aprendendo a crescer
Vídeo Texto

Dorival Storari

Aprendendo a crescer
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.