Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Anônimo
Por: Anônimo, 4 de julho de 2023

COMO FOI ESCOLHIDO O NOME DA VILA ENTRE RIOS

Esta história contém:

Nos anos 90, os moradores da vila de Entre Rios, que fica localizada no sul do estado de Roraima no município de Caroebe, discutiam sobre como seria chamada a vila, que até então era nomeada Vila “Mesopotâmia” nome esse dado por um senhor que na época era prefeito do município de São João da Baliza, lembrando que nesse período Caroebe não era um município emancipado. Os moradores da vila não aceitavam nome atual, acredito que por ser diferente, e pelas condições da época não obtinham o real conhecimento do significado desse tal nome.

Em meio as discursões o governado do estado de Roraima, que nesse período era Ottomar Pinto, muito conhecido na região e a maioria dos moradores mais antigos da vila gostavam muito dele, sempre fazia muitas visitas por lá, e bem no meio dessa discursão ele fez uma dessas visitas, o que levou os moradores a pedir que ele decidisse qual nome seria dado a vila, ele decidiu que seria vila “Entre Rios”.

O mais engraçado dessa história e que ambos os nomes “Mesopotâmia” e “Entre Rios”, foram escolhidos pelos mesmo motivo, a vila está localizada entre os dois principais rios do município, Rio Caroebe e Rio Jatapú. Devido as circunstâncias da época o nome Mesopotâmia era algo muito complexo para os moradores, levando eles a aplaudirem e acharem melhor, e mais viável a segunda opção.

Mesmo eu tendo nascido muito tempo depois, também concordo com a escolha, no meu ponto de vista combina muito mais com a vila e as pessoas que lá vivem.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
Duas Vezes Bullying Nominal e Vocal
Texto

Daiane Bezerra Macedo

Duas Vezes Bullying Nominal e Vocal
Teatro em alto mar
Texto

Claude Haguenauer

Teatro em alto mar

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.