Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Anônimo
Por: Museu da Pessoa, 5 de agosto de 2019

"Apesar de tudo, sempre tive um pensamento melhor"

Esta história contém:

"Apesar de tudo, sempre tive um pensamento melhor"

Meu nome é Guilherme, eu nasci em 1993, aqui em Salvador. Moro com a minha mãe e tenho pouco contato com o meu pai, porquê ele e minha mãe não moram juntos. Agora que estou frequentando mais a casa dele, ele tem outra família. Esse meu pai não é meu pai de sangue, ele conheceu minha mãe quando ela estava grávida de mim e quis me registrar. Meu pai de sangue, que se recusou a me registrar, voltou atrás e tudo, mas eu considero meu pai mesmo o meu pai de registro.

Quando eu era pequeno, eu lembro na época que o meu pai que me registrou ia lá, ele levava dinheiro para a minha mãe. A minha mãe fazia almoço... Na verdade, era a maior espera, a gente ficava esperando. Eu ficava ansioso para que ele chegasse, porque até a minha mãe nunca escondeu a minha história, de que eu fui registrado por outra pessoa que não é meu pai. Ela nunca escondeu, mas eu acho que, pela idade que eu tinha, eu não conseguia entender ainda realmente o que estava acontecendo. Para mim, ele era o meu pai, como até hoje é.

Já teve conflito da minha mãe com o meu pai mesmo, o meu pai de sangue. Ela falava que ele era muito ciumento, que, na época, ele não deixava que ela usasse maquiagem, roupa justa, que não tivesse amizade. Ele dizia que não existia amizade de mulher com homem, que sempre o homem tinha segundas intenções e que ela não sabia disso porque era muito besta. Minha mãe conta até hoje que a minha avó poderia ter ajudado, mas não ajudava e, muitas vezes, acabava atrapalhando um pouco. Por ser filho dela, ela poderia, eu imagino, como a minha mãe também imagina, que ela poderia ter interferido em alguns momentos, em algumas coisas, em algumas situações, ela ajudou para que acontecessem outras coisas, conflitos, brigas. Como também a minha mãe fala que, às vezes, quando ela saía, ela contava pro meu pai, sendo que a minha mãe dizia para onde ia, ela dizia: “Ah, ela saiu, deve ter ido atrás de homem”. Teve muito conflito...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto Memórias e Histórias de Mudanças Depoimento de "Guilherme" Entrevistado por Fernanda Prado e Karen Worcman Salvador, 05 de Julho de 2012 Realização: Museu da Pessoa Entrevista número: VV_HV015 Transcrito por Cristiana Sousa / MW Transcrições (Mariana Wolff) Revisado por Carolina Cervera Faria Nesta entrevista foram utilizados nomes fantasia para preservar a integridade da imagem dos entrevistados. A entrevista na íntegra bem como a identidade dos entrevistados tem veiculação restrita e qualquer uso deve respeitar a confidencialidade destas informações. Para ter acesso à entrevista na íntegra, entre em contato com museologia@museudapessoa.net.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.