Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Anônimo
Por: Museu da Pessoa, 22 de junho de 2012

"Antes era só tristeza, agora quero só alegria"

Esta história contém:

"Antes era só tristeza, agora quero só alegria"

Meu nome é Jane, eu nasci em Rondônia, em 1993. Tenho cinco irmãos, contando comigo somos seis. Na minha infância a minha mãe não trabalhava e cuidava da gente e só o meu pai que trabalhava. Nessa época nós passamos dificuldades também, mas… é... alimentar. Na época a gente foi morar em outra cidade, meu pai tinha passado no concurso, aí ele... a situação tava meio precária, né, que era começo de posse dele e isso com seis filhos para criar. A gente passou muita dificuldade, tinha necessidade de comer certas coisas e não podia.

Quando criança eu ia tomar banho no igarapé, no rio. Era isso que a gente gostava de brincar, puxar, tinha uma corda a gente pulava no rio, só. Brincar de… ah, brincadeira normal, amarelinha, essas coisas assim. Na época eu queria ser jornalista, tinha vontade de ser jornalista. Agora mudou minha meta, agora eu quero ser outra pessoa, estudar Serviço Social.

Eu comecei a estudar com seis anos e eu gostava, das brincadeiras e tudo mais. Teve uma época que eu parei a escola, porque eu tava fazendo um curso e tava muito puxado, tinha momentos que eu ia de manhã e tinha que ficar à tarde, eu estudava de tarde, aí por isso que eu desisti, mas aí eu consegui recuperar.

Já um pouco mais velha, meus pais se separaram e eu comecei a passar dificuldade, brigava com meu padrasto, meu padrasto me expulsava de casa. Teve um momento que eu confiei no meu tio e ele tentou... tinha certas intenções. Confiei demais nele e fui espancada por ele, batia em mim, sei lá, queria fazer certas coisas. Aí eu denunciei, daí em diante entrei no ViraVida. Teve momento que eu tive que vender o meu corpo também.

Sobre o meu tio eu contei para a minha mãe. Na época meu padrasto falou para mim sair de casa. Eu tinha ido viajar e aí quando cheguei meu padrasto falou para eu sair de casa. Eu saí, peguei minhas coisas, fui morar com o meu tio. Daí em diante, daqui uns quatro, cinco meses, ele começou a se...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto Memórias e Histórias de Mudança Depoimento de "Jane" Entrevistada por Fernanda Prado Porto Velho, 22 de Junho de 2012. Realização Museu da Pessoa. Entrevista VV_HV005 Transcrito por Iara Gobbo / MW Transcrições (Mariana Wolff) Revisado por Carolina Cervera Faria Nesta entrevista foram utilizados nomes fantasia para preservar a integridade da imagem dos entrevistados. A entrevista na íntegra bem como a identidade dos entrevistados tem veiculação restrita e qualquer uso deve respeitar a confidencialidade destas informações. Para ter acesso à entrevista na íntegra, entre em contato com museologia@museudapessoa.net.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.