Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 20 de setembro de 2007

"Amigos e amigos": amor, luto e sororidade

Esta história contém:

Vídeo

Instituto Walmart – Memória dos Projetos Sociais (Projeto Costurart)

Realização Instituto Museu da Pessoa

Entrevista de Santa Bispo de Oliveira Silva

Entrevistada por Marta Delellis e Márcia Trezza

Salvador, 20 de setembro de 2007

Código: IWM_HV012

Revisado por Bárbara Pansardi

P1 – Bem vinda, Santa. Pra começar, eu queria que você falasse o seu nome completo, o lugar e a data do seu nascimento.

R – Santa Bispo de Oliveira Silva. Nasci no interior da Bahia, Gongogi, em 08 de outubro de 1966.

P1 – Quais são os nomes dos seus pais?

R – Minha mãe se chama Astéria Pereira dos Santos e meu pai, Juvenal Bispo de Oliveira.

P1 – E o que eles fazem?

R – O meu pai eu conheci muito pouco, ele faleceu quando eu era muito pequena. E a minha mãe trabalhava nas fazendas, trabalhadora rural. E criou a gente assim, trabalhando na roça.

P1 – E quantos irmãos são?

R – Quatro, uma a minha mãe adotou. Somos 3 dela e uma adotiva.

P1 – E, quanto às idades, você é qual?

R – Eu sou a terceira. Terceira não, a segunda.

P1 – E o que você se lembra da sua infância?

R – Ah, eu me lembro de muitas coisas boas, interior... Você ser criada no interior é ótimo. Você vive, não tem medo de nada, como a gente vive aqui. A infância minha foi maravilhosa, sentia muita falta de meu pai. Eu gostaria de ter, mas eu não tinha pai. Então eu sofria muito por isso, porque eu via todo mundo com pai e eu não tinha. Então eu sentia muita falta, mas minha mãe me criou muito bem.

P2 – Que brincadeiras vocês faziam?

R – Ah, brincava de roda, amarelinha e tem outras brincadeiras que agora não vou me lembrar, mas que a gente brincava muito.

P1 – E vocês brincavam na rua, bastante?

R – Na rua, na rua, brincava na rua.

P1 – E como era, assim, esse lugar, a cidade?

R – Como é onde eu nasci? Eu acho até hoje maravilhoso. Lá é uma......

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
Vídeo Texto
A reciclagem que transforma vidas
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.