Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Joana Marli Quintana
Por: Joana Marli Quintana, 15 de março de 2024

15/03/24 07:26:36

Esta história contém:

Meu nome é Joana Marli Quintana, nasci em 24 de junho de 1961, em um recanto do interior do Rio Grande do Sul. Filha de uma mãe solteira que não sabia ler e escrever. Tive uma infância bastante complicada. Éramos muito pobres e a vida naquele tempo era bem difícil para quase todos. Nossa situação era agravada pelo preconceito, pois ser mulher sozinha com uma filha era mal visto por toda sociedade. Minha mãe era uma mulher valente, me criou com dificuldade e muito trabalho. Mesmo não tendo estudado, me falava sempre que eu deveria estudar para ter uma vida melhor. Ainda muito pequena tive contato com a escola, antes mesmo de ter idade para me matricular. Ia com meus primos mais velhos , sentava bem quietinha ao lado deles e ficava tentando entender o que a professorinha ensinava, mas isso durou pouco. Tivemos que mudar de cidade. E o tempo passou e finalmente minha mamãe me matriculou em uma escola. Rapidamente aprendi a ler e escrever. E me encantei pelos livros, pelas histórias, pela escrita.Me tornei uma leitora voraz. Lia tudo o que via pela frente. Ensinei minha mãezinha a ler e escrever. Mas a vida continuou complicada, quase não tinha dinheiro paraa comprar materiais e livros. As roupas e calçados precisavam durar muito, até não servir mais. E então precisei começar a trabalhar aos 12 anos de idade. Fui babá, doméstica, vendedora. E novos problemas sugiram, então parei de ir a escola. Mas nunca parei de ler e sonhar com uma vida em que pudesse ter o direito de viver, não apenas sofrer. Depois de um certo tempo consegui voltar a estudar. Conclui o ensino fundamental noturno. E tive que parar novamente. Mas continuava minha carreira de leitora assídua, até que descobri que também poderia escrever. Comecei com poesias, alguns contos, relatos, etc. Mas então me casei com um agricultor e fui morar no interior. Ficamos pouco por lá, pois não foi como esperavamos. Era muito trabalho e problemas e pouco retorno financeiro. Nos mudamos...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.