Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Ediel Pires de Almeida Ribeiro, 4 de setembro de 2025

Ediel Ribeiro

Esta história contém:

Ediel Ribeiro

Ediel Ribeiro é um jornalista, cartunista, poeta, pensador e escritor carioca.

É cronista dos jornais O Dia (RJ) e O Folha de Minas (MG) e Brasil 247.

Autor do livro “Parem as Máquinas! - histórias de cartunistas e seus botecos”. Co-autor (junto com Sheila Ferreira) dos romances \"Sonhos são Azuis\" e “Entre Sonhos e Girassóis”.

É também autor da tira de humor ácido Patty & Fatty, publicadas nos jornais Expresso (RJ) e O Municipal (RJ), desde 2003, e criador e editor dos jornais de humor ‘Cartoon’ e ‘Hic!’.

Iniciou a carreira no final da década de 70, no jornal Luta Democrática, do lendário deputado, Tenório Cavalcante (fato que levou seu nome a ser citado no Dops - Delegacia de Ordem Política e Social). Ainda nos anos 70, foi editor do jornal Tribuna do Povo.

Na década de 80, criou e editou os jornais de humor, Cartoon e Hic!. Publicou trabalhos em vários veículos do país, como as revista V&V, Expressão, Rádio Magazine, Sopapo e nos jornais Pasquim, Tribuna do Povo, Parazão Hebdo, Jornal do Rádio, Luta Democrática, Cartoon\', Jornal dos Sports, Última Hora, Revista do Rádio, O Municipal, A Folha, Expresso, O Dia, O Folha de Minas, suplemento Megazine, do jornal O Globo e site Brasil 247, entre outros.

Participou do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SP), e, durante 10 anos, da Mostra de Humor Ecológico da Ilha Grande (RJ) e, ainda, de diversas exposições e salões de humor pelo país.

Trabalhou como ilustrador para jornais, revistas, agência de publicidade e sindicatos. Foi, também, produtor de rádio, locutor, publicitário e diretor do Sindicato dos Cartunistas do Rio de Janeiro.

Sua primeira tira cômica, Circo Brasil, foi publicada no jornal Tribuna do Povo, nos anos 80. Sua tira com os personagens Patty & Fatty foi criada e publicada pela primeira vez em 2003, no jornal O Municipal. Em 2005 criou o ‘The Humortinho’, um site de humor esportivo.

Frasista e pensador, desde 2005...

Continuar leitura
Palavras-chave: jornalista, cartunista, poeta, escritor

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Um cartunista do tipo AI5
Texto

Carlos Lima da Fonseca

Um cartunista do tipo AI5
“Com o tempo você vai se transformando no mais velho
Vídeo Texto
Ilustrador desde criança
Texto

Alcy Linares Deamo

Ilustrador desde criança
Traços cheios de humor
Vídeo Texto

Ziraldo Alves Pinto

Traços cheios de humor
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.