Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Jorge Luis Borges Rodrigues, 6 de setembro de 2025

Minha vida em 24 horas

Esta história contém:

A PENSÃO DA PINTO BANDEIRA

Em 1977, no final de Outubro eu cheguei a Porto Alegre,vindo do interior, precisamente da cidade de Camaquã; aqui no Sul do Rio Grande do Sul, nunca tinha me aventurado em lugar algum,apenas a uma excursão a praia de Torres em janeiro de1975, e somente a poucas idas a capital,e na praia de Arambaré nos verões.

O lugar mais longe que eu ia quando estava em Camaquã era na praia de Arambaré nos verões uma distância de no máximo 30 km,e agora indo morar na distante Porto Alegre,pensava eu.

Chequei aqui apenas com uma mala com pouquíssimo pertences e muita esperança.

Fiquei pela casa da minha mãe que tinha uma loja de calçados, e após um mês num famigerado emprego, sai do mesmo e em janeiro fui fazer oque fazia em Camaquã, arrumei um emprego de vendedor na H.Theo Möller pertencente ao extinto grupo J.H.Santos.

Fiquei uns tempos na minha mãe,mas não me adaptei a convivência tanto dela como de meu irmão, minha irmã era uma pessoa neutra.

Depois de sair da casa de minha mãe, fiquei uns tempos nacgaleria central onde era a loja e logo depois arrumei uma pensão perto da minha firma,a dona chamava-se Sra Lila, foi ai que começou minha convivência diária com pessoas estranhas,mas pouco ligava,pois ia da pensão ao trabalho e vice versa.

Fins de semana ia a um dos vários cinemas que no centro existiam, as vezes me aventurava a alguma discoteca pois no final dos anos 70 começava a febre de grandes danceterias, e quando me sobrava algum ia no estádio Olímpico.

Assim foi o meu começo na grande cidade,deixando para trás meu pequeno Camaquã, mas regiamente ia nos finais dos meses para lá, visitar minha querida avó que lá tinha deixado e por ainda ter raízes por lá, rever meus amigos.

*Jorge Luis Borges

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Eu gosto de desafiar aquilo que é impossível
Vídeo Texto
O som dos apitos dos trens
Vídeo Texto

Joslaine dos Santos Alves

O som dos apitos dos trens
Vídeo Texto
Quem manda aqui sou eu!
Vídeo Texto

Antonia Bezerra de Oliveira

Quem manda aqui sou eu!
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.