Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

A praia

Céu azul. Mar azulão. Sol. Água gelada.

Minha tia nos levava, a mim e a meu irmão, à praia. Tia solteira que morava conosco. Muito querida.

Morávamos a uma quadra e meia da areia. Atrás de nós, víamos a Avenida Atlântica, com apenas uma via, mão e contramão, e o Copacabana Palace.

Carregávamos baldes, pás e moldes de conchas, peixes, estrelas. Barraca, não usávamos. Íamos cedo, 8 horas e voltávamos cedo, 10 horas.

Das guloseimas, tínhamos direito a ganhar um picolé de limão, Kibon - os outros eram água suja, ouvíamos. E um pacote de rosquinhas de polvilho O Globo. Eu adorava um pirulito fino e comprido e dourado, em forma de cone, embora nunca o tenha provado. O som estridente que vinha do chacoalhar da mão do vendedor era extasiante. Mas ele passava reto por nós.

Algumas vezes, trazíamos para casa uma caixa cheia de areia - era o banheiro da nossa gatinha Mimosa.

Um dia, resolvemos colocar umas joaninhas e umas minhoquinhas no fundo de um balde. Queríamos criá-las. Que surpresa desagradável!

O barulho do avião em céu azul ensolarado até hoje me traz a sensação da praia.

Palavras-chave: praia, areia, copacabana

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Deixando a cidade mais maravilhosa
Vídeo Texto
Vídeo Texto

Irany Domiciano Ferreira

"Olha o mate!"
Edwiges, marisqueira com muito orgulho
Vídeo Texto

Edwiges da Silva Pereira

Edwiges, marisqueira com muito orgulho
Campeão dos campeões
Vídeo Texto

Carmen Marques Pereira

Campeão dos campeões
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.