Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

A primeira visita do papa João Paulo II a Salvador, ocorrida em 6 de julho de 1980, completou 40 anos na segunda-feira (6). Durante a visita, uma menina, que na época tinha 12 anos, conseguiu furar o bloqueio de segurança e conseguiu chegar ao religioso.

Quarenta anos depois, a assistente social Lucimeire de Jesus diz que o encontro com o papa mudou a vida dela.

\\\\\\\"Eu imaginei que seria só um encontro, um desejo de uma criança, mas não a transformação que foi. Ele me deu um crucifixo, representando o vaticano\\\\\\\", disse Lucimeire.

Lucimeire de Jesus relembrou, emocionada, o momento do encontro com o papa, que hoje é santo.

\\\\\\\"Depois que pedi para abençoar a minha família, desci as escadarias e toda a mídia estava me esperando. Minha vida passou a ser transformada, dando entrevistas. E também, o arcebispo Dom Avelar passou a ser um tutor da minha vida\\\\\\\", diz Lucimeire.

momento do encontro ficou eternizado também na igreja dos Alagados, onde o abraço que Lucimeire deu no papa foi representado em uma escultura na igreja dos Alagados atualmente

Fechar

Menina que abraçou o papa João Paulo II

Dados da imagem A menina que abraçou João Paulo II, durante sua visita ao Brasil, foi Lucimeire de Jesus, em Salvador, em 1980. Ela tinha 12 anos na época e entregou um barquinho de madeira ao Papa

Período:
07/07/1980

Local:
Brasil / Bahia / Salvador

Imagem de:

História:
Menina que abraçou o papa

Crédito:
Não sei

Palavras-chave:
papa

A menina que abraçou João Paulo II, durante sua visita ao Brasil, foi Lucimeire de Jesus, em Salvador, em 1980. Ela tinha 12 anos na época e entregou um barquinho de madeira ao Papa

Complementos

Reportagem da tv rede Bahia no jornal da manhã

Reportagem da tv rede Bahia no jornal da manhã

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.