O remorso
O dono da história que se vai contar é o primogênito de uma família cujos genitores foram, a muitos anos, às exequias.
O relatante não é irmão de nenhum daqueles que se tornaram seus irmãos.
O mais idoso não é irmão de nenhum dos subsequentes e estes sim se tornam irmãos do primogênito.
⁸O relatante brigava demais com aquela que se tornara a sua irmã e, certo dia, aos oito anos de idade, a genitora deu uma tapas na menina e, para ser coerente, ia corrigir com chinelada ao filho que, correndo saiu porta a fora e, saindo, fê-la se fechar .
A mãe, grávida do último filho, bateu o ventre grávida de trinta e três semanas.
O feto faleceu...
No parto, uma eclampsia ceifou-lhe a vida e, ainda que somente contasse nove anos de idade, o pré-adolescente se sentiu culpado.
A condenação particular se estendeu por longos vinte anos e a absolvição somente foi possível no dia em Reginaldo, um primo oito anos mais idoso, já que o termo velho é inadequado, lhe disse:
Tudo que acontece somente acontece porque os céus permitem e a exequia da sua mãe não foi diferente.
Pare de se condenar, você era, apenas, uma criança!
Reginaldo foi o meu Hipérides!