Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Luciano adronico da Silva Ordai, 16 de novembro de 2023

Nascido no skate dos 80s

Esta história contém:

Nascido no skate dos 80s

Era o ano de 1983 eu morava no centro de Uruguaiana , na rua General Vitorino, próximo da escola Rondon onde cursei meu ensino fundamental, próximo a escola de samba os Rouxinóis, do sá Viana Futebol Clube e de duas pistas de bicicross a do Tenkate e do Castelinho.

Era um bairro de classe média, com funcionários do banco do Brasil, latifundiários, professoras, radialistas, artistas, músicos e comerciantes. Minha mãe e minha tia eram estilistas de moda e costureiras.

Meu primeiro contato com uma bicicleta foi do meu pai, uma Monareta roxa da Monark, foi nela que aprendi a andar, cair e levantar.

Foi em 1983 que a família de uns arrozeiros, termo pra quem planta arroz, desfilava com tudo que havia de mais moderno e sofisticado dos anos 80.

Eles tinham Caloi Cross, Caloi 10, brandani mono shock, uma bicicleta com amortecedor no meio do quadro, Tigrão Monark que parecia às bike low Rider e foi com eles que conheci o skate, um bandeirantes com uma flecha vermelha no centro.

Em 1984 Jeferson do Bar do Lara, família oriunda de Porto Alegre, descia a minha rua com um skate tubarão, creio que era da Pró Life, ele tinha um visual diferente, cabeludo, camiseta preta com manga longa Branca por baixo, meia até o joelho e ALL Star.

Foi aí então que eu fiquei fascinado pelo skate.

Pedi pra dar um rolê, subi e desci a calçada da frente da minha casa, que sensação incrível,um Mix de medo, adrenalina,algo surreal.

Dias depois já andava com o bandeirantes dos Arend, voava nas calçadas, fazia slalom nas árvores, descia abaixado.

O Quinho do Brooklin, bairro vizinho, um bairro dominado pelo galera preta, também andava com um torlay que o nego G tinha trazido do RJ.

Foi em 1985 que ganhamos um par de patins e iniciamos com a fabricação de nossos próprios skates, eu, Paulo Cesar, Diran e Zé Mauro. A visual esportiva uma revista de surf, que nas últimas páginas trazia um pouco de skate, vôo livre,bicicross era de onde nós nos inspiramos pra...

Continuar leitura
Fechar

Mini ramp do Luiz Paulo Quaraí RS

Dados da imagem Esse dia foi mágico, era o ano de 2013, 23 anos fazia que não nos víamos. Em 1989 onde ganhei meu primeiro campeonato internacional como estreante na cidade de Artigas no Uruguai. Ficamos na casa do nosso anfitrião Luiz Paulo o ferrugem. Em 2013 voltamos pra andar na Mini ramp que tinha no pátio da casa de sua tia. Estava eu Ordai, edmaykel bolha, Robson paulista e o Zé Paulo.

Local:
Brasil / Rio Grande Do Sul / Quaraí

Imagem de:

História:
Nascido no skate dos 80s

Esse dia foi mágico, era o ano de 2013, 23 anos fazia que não nos víamos. Em 1989 onde ganhei meu primeiro campeonato internacional como estreante na cidade de Artigas no Uruguai. Ficamos na casa do nosso anfitrião Luiz Paulo o ferrugem. Em 2013 voltamos pra andar na Mini ramp que tinha no pátio da casa de sua tia. Estava eu Ordai, edmaykel bolha, Robson paulista e o Zé Paulo.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.