Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Wanessa Moura
Por: Wanessa Moura, 12 de março de 2024

A EJA na minha vida

Esta história contém:

A EJA na minha vida

Na minha juventude pensava no que eu queria ser, como queria me ver daqui a alguns anos. Nesta idade sonhamos em construir uma carreira de sucesso e que nos proporcione uma vida estável. O engraçado é que o sonho continua, mas com perspectivas diferentes. Desejamos outros desejos, como dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade. Na minha primeira tentativa de ir para universidade foi por água abaixo, naquela época, não tínhamos o ENEM, o processo de ingresso era só pelas Universidades Federais ou privadas. Mas não desistir, fui RESILIENTE, porque nesse mundo, não podemos deixar nosso sonho morrer, e como meus pais não podiam me fornecer uma boa estrutura educacional, eu tinha que fazer meus planos saírem do papel. Consegui entrar na Universidade privada, cursei minha graduação e dei o primeiro passo para que as coisas acontecessem. Além dos meus estudos, comecei a vivenciar a prática em sala de aula.

Meu primeiro contato foi com a turma do Fundamental II, antiga 5ª série, e não foi a melhor experiência. Os alunos eram muitos mal-educados e essa experiência quase me tirou da educação. Mas uma turma do 9º ano me fez ver que o ensinar, a troca de experiências engrandece quem traz e quem leva.

Em 2009, fui surpreendida por uma modalidade que até então, não tinha muita familiaridade – EJA. Esse foi outro desafio, que me fez olhar o ensino como uma quebra de paradigmas, um restaurador de sonhos. Aquele caminho entrou na minha vida e nunca mais saiu. Esse sonho agora não era só dos meus alunos, ela fazia parte do que eu nem desejei na minha juventude, era de que uma nova história poderia ser construída a partir das minhas aulas. E que isso refletia em mim mais do que neles.

Em 2013, dei um novo salto, fiz um concurso que para mim já estava fora de alcance e fui chamada. Essa oportunidade me levou a continuar a jornada com a EJA. Lá aprendi outras habilidades, e não só a ensinar, mas ir além da sala de aula. Permite-me a...

Continuar leitura
Palavras-chave: eja, aprendizagens, sonhos, partilha
Fechar

Os vínculos criados na EJA

Dados da imagem Essas imagens contam um pouco da minha história na EJA. Os encontros que nos proporcionaram a troca de experiências, as aprendizagens vivenciadas juntos, a certeza de estar transformando dentro de cada aluno a possibilidade de sonhar, de se sentir pertencente, de ser resiliente, de transformar a sua vida e a sua história.

Período:
10/03/2009

Local:
Brasil / Pernambuco / Recife

Imagem de:

História:
A EJA na minha vida

Crédito:
Wanessa Moura

Palavras-chave:
eja, sonhos, aprendizagens, trocas

Essas imagens contam um pouco da minha história na EJA. Os encontros que nos proporcionaram a troca de experiências, as aprendizagens vivenciadas juntos, a certeza de estar transformando dentro de cada aluno a possibilidade de sonhar, de se sentir pertencente, de ser resiliente, de transformar a sua vida e a sua história.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.