Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Anônimo
Por: Anônimo, 19 de janeiro de 2024

Memórias de uma criança preta

Esta história contém:

Memórias de uma criança preta.

Bonequinha de piche

Criança aos 7 anos de idade, vivendo após 77anos de abolição da escravidão no Brasil e na escola pública eu ainda vivia os respingou da lama deixada pela escravidão.

Estudávamos textos de conteúdo racista,onde a descrição da menina preta era bonequinha de piche, uma criança atrapalhada e desprovida de inteligência, retratada por autores e certificadas por professoras hostis em grande maioria, com crianças negras.

Os lugares eram designados entre uns e outros sempre longe das professoras e já éramos em menor número em sala de aula. Uma segregação natural mesmo na escola pública,segregados por outras crianças e por professoras, parecíamos uma doença da infância, contagiosos pretos, ocupando lugares tão nosso quanto de todos.... mas diminuídos pela ausência de atenção porque éramos diferentes na pele, éramos olhados como uma espécie de segunda categoria tolerada em espaços que pareciam não nos suportar.

E num dia qualquer por um texto amoral que incentivava outras crianças a observarem a cor da pele do outro como um material viscoso de cheiro forte e desagradável, uma espécie de sub - produto do petróleo, usado para asfaltar as ruas .Sim, a bonequinha que ninguém queria ser,e quando crescemos nos chamaram de mulatas, um sub - grupo de seres explorados sob o olhar sexualizado dos herdeiros dos costumes da casa grande.

As mulheres negras ainda são alvo e estatística dos feminicídios, dos estupros, das discriminações nos empregos públicos e privados,e no cotidiano da vida.

Não se assuste se negra for. É a realidade da vida extra - muros.

Matar mil leões por dia e acreditar em suas possibilidades ainda é o caminho pra não voltar à casa grande e senzala do seculo XXI, que tem representantes por todos os espaços de convivência.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Pelos caminhos da Arte
Vídeo Texto

Maria Cecília de Camargo Aranha Lima

Pelos caminhos da Arte
Sonho de educar
Texto

Margarida Maria Machado

Sonho de educar

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.