Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 6 de dezembro de 2004

“Jacaré”.

Esta história contém:

“Jacaré”.

Vídeo

Meu nome de batismo é José Samuel Magalhães, nasci em seis de junho de 1951, na cidade de Tupã, São Paulo. O apelido já está incorporado, então eu acho que não tem problema me chamar de “Jacaré”. Posso até explicar um pouquinho o porquê desse apelido. Quando eu entrei na Petrobras, em 1978, todos os novatos passaram por um processo de adaptação, processo de conhecimento dos demais – sempre aconteceu isso na Empresa. As brincadeiras eram como se fosse uma espécie de “bicho” (trote) na universidade. Novato na Petrobras, eu entrei na Replan, em Campinas, no período de agosto. Estava chovendo bastante lá na região e os mais velhos pediram para eu subir num tanque, com proteção, com capa, para ver se tinha um jacaré dentro. Eu estranhei: “Como é o processo de você ver um jacaré dentro de um tanque?” Mas, de qualquer forma, você é novo, você vai fazer o que os mais velhos falaram, então subi no tanque para ver o que era. Era um tanque de teto flutuante, estava chovendo muito e eu verifiquei que, embaixo, dentro do tanque, tinha uma peça usada no processo de arraste de água que acumula dentro do tanque. Observei aquilo, mas não vi nenhum jacaré. Aí eu desci, fiz a verificação todinha, vi os mangotes ligados no hidrante, falei: “Ó, está entrando água por um lado e saindo pelo outro.” E voltei para dentro da casa de operação, lá na Replan. Falei: “É, não tem nenhum jacaré lá dentro.” “Como não tem nenhum jacaré, não está funcionando?” Eu falei: ”Não, não tem. Tem uma peça que faz o arraste da água lá – a gente aprende no curso – e estava tirando a água do tanque.” “Mas você é um jacaré” Aí, pronto, o apelido de “jacaré” pegou na Replan. Depois, eu vim para São Paulo, falavam meu nome mesmo, Samuel, o nome que está no crachá, mas não teve como fugir. Os outros companheiros de Campinas ligaram para o terminal para onde fui transferido e queriam falar com o...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Entre homenagens e dedicações
Vídeo Texto

José Rodrigues do Nascimento

Entre homenagens e dedicações
Do IBGE para a Petrobras
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Do IBGE para a Petrobras
"Programa de Criança não é trabalhar."
Vídeo Texto

Maria Benedicta do Nascimento

"Programa de Criança não é trabalhar."
Uma empresa de muitas histórias
Vídeo Texto

Antonio Carlos da Silva

Uma empresa de muitas histórias
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.