botao_doe

Museu da Pessoa

é um museu virtual

e colaborativo de

histórias de vida

Nossa missão é transformar

a história de toda e

qualquer pessoa em

patrimônio da humanidade

Quem somos

O Museu da Pessoa nasceu em 1991, antes da Internet. Em 1997 abriu seu espaço virtual para receber histórias pela Internet. Desde 2014 passou a receber também coleções montadas pelos usuários. Em 2009, criou uma Tecnologia Social de Memória para apoiar pessoas, comunidades e instituições a registrarem suas histórias. 

Nossa visão é ter um museu em cada mão para que as histórias de vida se tornem um antídoto contra a intolerância. Ouvir é o primeiro passo para transformar seu jeito de ver o mundo.

Colabore. Participe. Cada história importa!

#somosnossashistórias

Museu da Pessoa em números

O que fazemos

O que falam sobre nós

“As histórias de vida do Museu da Pessoa formam um coro de vozes. Algumas inspiradoras, algumas tristes, outras engraçadas – que capturam o espírito um tanto conflituoso dessa nação-continente.”
The Wall Street Journal (16/03/2009)

“A trajetória do Museu da Pessoa, nos seus 20 anos de existência, reúne acervo importante para a memória nacional, contemplando diferentes temas sociais, culturais e antropológicos.”
Danilo Miranda, Diretor Departamento Regional Sesc São Paulo, 2013

“O Museu da Pessoa é mesmo um dos elementos mais notáveis na cena global de história oral.”
Paul Thompson, pioneiro e referência mundial de história oral, no livro The Voice of the Past (2017)

“O Museu da Pessoa reúne milhares de depoimentos em áudio ou vídeo de gente comum. Se é que existe gente comum. Pessoas que contam sua vida e deixam o registro para posteridade, para quem quiser ouvir.”
O Globo Online, 12/07/2007

Perguntas Frequentes

Qualquer pessoa pode contar sua história?
Sim! O Museu da Pessoa tem como missão transformar a história de toda e qualquer pessoa em patrimônio da humanidade. Saiba as maneiras de participar na aba Conte Sua História.
O que compõe o acervo do Museu da Pessoa?
O acervo é composto por histórias registradas por meio de entrevistas ou recebidas em nosso portal. Os relatos são em texto, vídeo ou áudio. Junto às histórias, temos também um amplo acervo de fotografias e documentos, enviados pelas pessoas que contam suas histórias e colaboram para a construção de nosso acervo.
O Museu da Pessoa tem uma sede física?
O Museu da Pessoa surgiu a partir da ideia de se criar um museu virtual para registrar, preservar e disseminar histórias de vida. Sendo assim, nossa principal sede é nossa plataforma online. Temos uma casa, localizada na Vila Madalena em São Paulo, onde nossa equipe trabalha, onde temos um estúdio presencial, onde nosso acervo físico está hospedado e onde realizamos algumas atividades. Mas, essencialmente, o museu acontece virtualmente.
O Museu da Pessoa é público ou privado?
O Museu da Pessoa é uma organização da sociedade civil de interesse público sem fins lucrativos. Sua programação e suas iniciativas são viabilizados por meio de apoios, patrocínios, parcerias e recursos diretos. Saiba mais na aba Apoie.

Tem mais alguma dúvida? Envie um email para [email protected]

Transparência

O Museu da Pessoa, enquanto uma organização social sem fins lucrativos, preza pela transparência em todos os processos que garantem o seu funcionamento integral. Compartilhamos com a sociedade os documentos abaixo e estamos à disposição através do [email protected]

Quem Apoia

Apoio Financeiro:
Apoio:
Parceiros:
Patrocinadores:
Realização: