botao_doe

O Museu da Pessoa

é um museu virtual

e colaborativo de

histórias de vida

Nossa missão é transformar

a história de toda e

qualquer pessoa em

patrimônio da humanidade

Quem somos

O Museu da Pessoa nasceu em 1991, antes da Internet. Em 1997 abriu seu espaço virtual para receber histórias pela Internet. Desde 2014 passou a receber também coleções montadas pelos usuários. Em 2009, criou uma Tecnologia Social de Memória para apoiar pessoas, comunidades e instituições a registrarem suas histórias. 

Nossa visão é ter um museu em cada mão para que as histórias de vida se tornem um antídoto contra a intolerância. Ouvir é o primeiro passo para transformar seu jeito de ver o mundo.

Colabore. Participe. Cada história importa!

#somosnossashistórias

Museu da Pessoa em números

O que fazemos

O que falam sobre nós

“As histórias de vida do Museu da Pessoa formam um coro de vozes. Algumas inspiradoras, algumas tristes, outras engraçadas – que capturam o espírito um tanto conflituoso dessa nação-continente.”
The Wall Street Journal (16/03/2009)

“A trajetória do Museu da Pessoa, nos seus 20 anos de existência, reúne acervo importante para a memória nacional, contemplando diferentes temas sociais, culturais e antropológicos.”
Danilo Miranda, Diretor Departamento Regional Sesc São Paulo, 2013

“O Museu da Pessoa é mesmo um dos elementos mais notáveis na cena global de história oral.”
Paul Thompson, pioneiro e referência mundial de história oral, no livro The Voice of the Past (2017)

“O Museu da Pessoa reúne milhares de depoimentos em áudio ou vídeo de gente comum. Se é que existe gente comum. Pessoas que contam sua vida e deixam o registro para posteridade, para quem quiser ouvir.”
O Globo Online, 12/07/2007

Quem Apoia