Página Inicial | Histórias | Pessoa
Fernando Duarte do Amaral
.jpeg)
- gênero: Masculino
- local de nascimento: Brasil / São Paulo / São Paulo
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo
- profissão: Funcionário Público
sobre
Fernando Duarte do Amaral nasceu em São Paulo, no bairro do Bom Retiro, no dia 27 de fevereiro de 1933. Seu pai, Joaquim Duarte do Amaral, era funcionário da Cavalaria, e sua mãe, Ondina Duarte do Amaral, era dona de casa. Em meio a onze irmãos, Fernando passou uma infância pobre e começou a trabalhar ainda menino. O medo de médicos e dentistas marcou sua infância, tendo sido expulso do colégio onde estudava por fugir dos profissionais que atendiam as crianças na época; e também sua vida adulta, quando em meio a uma emergência médica, Fernando fez uma promessa para Cosme e Damião e, tendo sido atendido, passou a realizar festas para os santos e entregar doces para crianças carentes. Fernando passou boa parte da vida trabalhando no Fórum João Mendes e também no Paulistano da Glória, casa de shows e escola de samba localizada no centro da cidade de São Paulo, local onde conheceu diversos sambistas. Uma vida de trabalho duro e poucas horas de sono, mas de muitas histórias e que gerou um sonho em Seu Fernando, ter seu próprio bar ou lanchonete.
minhas histórias
(não disponível)-
histórias sobre mim
-
imagens
O samba e as noites paulistanas
Personagem: Fernando Duarte do AmaralAutor: Museu da Pessoa
.jpeg)
Paulistano da Glória
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Fernando Duarte do Amaral

Samba da Paz
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Fernando Duarte do Amaral
.jpeg)
Paulistano da Glória
"Fernando Duarte no balcão do Paulistano da Glória"

Samba da Paz
Era um empregado da casa, revistava as pessoas para não entrar armados e, quando a pessoa ia comprar ingresso, se ficasses balançando, ele dizia: "Hoje você não entra". [...] "Não, você não pode porque vocês esta assim, "quente"

Sócio-fundador
"Carteirinha de sócio fundador do Paulistano da Glória pertencente a Fernando Duarte. "
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.