Página Inicial | Histórias | Pessoa
Chirley Maria de Souza Almeida Santos

- data ou período de nascimento: 08/05/1974
- gênero: Feminino
- cor / raça: Indígena
- local de nascimento: Brasil / Pernambuco / Floresta
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo
- grau de escolaridade: Mestrado
- religião: Tradições indigenas
- profissão: Pedagoga
- ocupação atual: Pedagoga
sobre
Nascida em 1974, nas proximidades da Terra Indígena da Serra do Arapuá, Chirley Pankará é militante do movimento indígena, pedagoga e mestre em Educação pela PUC-SP. Ao final da década de 1990, se estabeleceu em Mauá, na Região Metropolitana de São Paulo, onde ingressou na universidade e se formou em Pedagogia. Durante oito anos, foi Coordenadora Geral do Centro de Educação e Cultura Indígena - CECI, atuando junto aos Guarani Mbyá na capital de São Paulo. Em 2019, assumiu, como CoDeputada Estadual, o mandato coletivo Bancada Ativista na ALESP. Atualmente, é doutoranda em Antropologia Social pela USP, onde desenvolve a pesquisa Cosmopolítica Pankará: luta, memória e resistência.
minhas histórias
(não disponível)-
histórias sobre mim
-
imagens
O lugar onde enterrei o meu umbigo
Personagem: Chirley Maria de Souza Almeida SantosAutor: Museu da Pessoa

Chirley no evento Movimentos Populares com Lula
data (ou período): 25/07/2022 Imagem de:Chirley Maria de Souza Almeida Santos

Cocar do povo Pankará
data (ou período): 15/12/2022 Imagem de:Chirley Maria de Souza Almeida Santos

Festividade durante aniversário do Pajé
data (ou período): 15/12/2022 Imagem de:Chirley Maria de Souza Almeida Santos

17ª Marcha para Zumbi dos Palmares
data (ou período): 20/11/2022 Imagem de:Chirley Maria de Souza Almeida Santos

Acampamento Terra Livre com Lula
data (ou período): Ano 2022 Imagem de:Chirley Maria de Souza Almeida Santos

Homenageada no Prêmio Mceys Qualidade Brasil
data (ou período): 22/09/2022 Imagem de:Chirley Maria de Souza Almeida Santos
.jpg)
Chirley com a Bancada do Cocar
data (ou período): 18/09/2022 Imagem de:Chirley Maria de Souza Almeida Santos
.jpg)
Chirley demonstrando sua resistência indígena
data (ou período): Ano 2022 Imagem de:Chirley Maria de Souza Almeida Santos

Chirley no Chamado Pela Terra
data (ou período): 10/03/2022 Imagem de:Chirley Maria de Souza Almeida Santos

Chirley no evento Movimentos Populares com Lula
Chirley subindo as escadas durante o evento Movimentos Populares com Lula. O evento foi realizado no Centro de Exposições do Center Norte, em São Paulo/SP.

Cocar do povo Pankará
Chirley com o cocar tradicional do seu povo Pankará, feito com fibra do crauá. Ela estava na Aldeia Lagoa, localizada na Terra Indígena Pankará da Serra do Arapuá, em Pernambuco, durante a comemoração dos 80 anos de vida do Pajé Manoelzinho Caxeado, também do povo Pankará. Ela estava contente de estar comemorando com seu povo dentro de seu território sagrado.

Festividade durante aniversário do Pajé
Chirley e seu povo dançando Toré, uma dança tradicional dos povos indígenas do Nordeste brasileiro. Ela estava na Aldeia Lagoa, localizada na Terra Indígena Pankará da Serra do Arapuá, em Pernambuco, durante a comemoração dos 80 anos de vida do Pajé Manoelzinho Caxeado, também do povo Pankará. Ela estava contente de estar comemorando com seu povo dentro de seu território sagrado.

17ª Marcha para Zumbi dos Palmares
Chirley durante a 17º Marcha para Zumbi dos Palmares, em Mauá/SP. Os povos indígenas se reuniram junto ao povo negro e diversos movimentos sociais. Todos os anos os povos indígenas vão somar forças com seus irmãos de lutas.

Acampamento Terra Livre com Lula
Lula foi até a tenda deles no Acampamento Terra Livre, em Brasília/DF, e subiu ao palco com Chirley. Havia uma diversidade de povos indígenas que se reúnem para lutar pelos territórios, pela saúde, pela educação, pelas questões ambientais, pela soberania alimentar, pela cultura e uma série de assuntos, para discutir e ver melhores providências e políticas públicas para os povos indígenas. Foi um dia muito importante para os povos indígenas no geral. Subiram apenas duas pessoas no palco de cada instituição, que são as instituições da Apib - Articulação dos Povos Indígenas do Brasil. Chirley subiu no palco acompanhada de outro parente indígena, da Arpin Sudeste, mas só ela falou.

Homenageada no Prêmio Mceys Qualidade Brasil
Chirley no Prêmio Mceys Qualidade Brasil, na Câmara Municipal de São Paulo, após ser homenageada pelos seus projetos envolvendo educação e altruísmo. Essa foi a segunda vez que ela foi homenageada. A premiação conta com a participação de vários movimentos sociais, da cultura, de vários setores que são premiados por suas ações e pelo que têm feito pela população e contribuições.
.jpg)
Chirley com a Bancada do Cocar
Chirley em luta com a bancada do cocar, na Avenida Paulista, em São Paulo/SP, ocupando espaços e conversando com as pessoas na rua, ouvindo e realizando uma série de atividades, entre cantorias, danças e panfletagem.
.jpg)
Chirley demonstrando sua resistência indígena
Chirley demonstrando sua força e sua luta durante a 2ª Feira de Arte e Cultura Indígena, em Estiva Gerbi/SP, realizada durante os dias 20 e 22 de maio de 2022. Na feira estavam reunidos vários povos indígenas, uma diversidade de povos. Entre as atividades, teve rodas de conversa, grafismos indígenas, as palestras e a interação com o público da cidade e com os próprios povos indígenas. Eles ocuparam esses espaços com seu corpo e com seu espírito.

Chirley na 2ª Feira de Arte e Cultura Indígena
Chirley durante a 2ª Feira de Arte e Cultura Indígena, em Estiva Gerbi/SP, realizada durante os dias 20 e 22 de maio de 2022. Na feira estavam reunidos vários povos indígenas, uma diversidade de povos. Entre as atividades, teve rodas de conversa, grafismos indígenas, as palestras e a interação com o público da cidade e com os próprios povos indígenas. Eles ocuparam esses espaços com seu corpo e com seu espírito.

Chirley no Chamado Pela Terra
Chirley estava aguardando para subir ao palco do evento para palestrar e interagir com o público da cidade e com os próprios povos indígenas. Antes dela subir, ela encostou na grade que tinha lá ao redor, encostou seu rosto ali e pediu pra alguém tirar uma foto. Ela gosta sempre de registrar os momentos. O Chamado Pela Terra, em Brasília/DF, reuniu diversos artistas em frente ao Congresso Nacional na luta pela mãe terra e pelas questões ambientais. Foi um dia de luta e resistência para o movimento indígena.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.