Página Inicial | Histórias | Pessoa
Braulina Aurora (Hipamaali)

- gênero: Feminino
- cor / raça: Indígena
- local de nascimento: Brasil / Amazonas / São Gabriel Da Cachoeira
- local de moradia atual: Brasil / Amazonas / São Gabriel Da Cachoeira
- grau de escolaridade: Superior Completo
- profissão: Indígena antropóloga
sobre
Hipamaali, ou Braulina Aurora, nasceu em São Gabriel da Cachoeira, em território do povo baniwa, na Amazônia. É mãe, liderança indígena e antropóloga. Braulina é voz importante das mulheres de seu povo e da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN).
minhas histórias
(não disponível)-
histórias sobre mim
-
imagens
Indigenizar esse processo
Personagem: Braulina Aurora (Hipamaali)Autor: Museu da Pessoa

Lançamento do site institucional da Foirn
data (ou período): Ano 2012 Imagem de:Braulina Aurora (Hipamaali)

Línguas indígenas e a preservação
data (ou período): Ano 2019 Imagem de:Braulina Aurora (Hipamaali)

Reivindicação de bolsa permanência
data (ou período): Ano 2018 Imagem de:Braulina Aurora (Hipamaali)

Lutando pelos direitos indígenas
data (ou período): Ano 2018 Imagem de:Braulina Aurora (Hipamaali)

Coordenando Assembleia
Braulina coordenando assembleia regional eletiva, na época, Coordenadoria das Associações Baniwa e Koripako (CABC). Hoje, Organização Baniwa e Koripako NADZOERI (NADZOERI). Foi tirada na comunidade indígena Canadá, no Rio Ayari, afluente do Rio Içana, em 2012.

Representando Mulheres
Braulina representando as mulheres indígenas do Brasil e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) na audiência do debate sobre a violência gênero, na Câmara dos Deputados, em 2020.

Presidente da Associação
Braulina, como presidente da Associação dos Acadêmicos Indígenas da Universidade de Brasília (AAIUnB), entregando documento de reivindicação de retomada do vestibular específico para povos indígenas, para a Reitoria da Universidade de Brasília (UnB), em 2017.

Palestra
Palestra sobre a presença indígena na universidade. Ocorreu em Brasília (DF), em outubro de 2013.

Lançamento do site institucional da Foirn
Braulina durante o lançamento do site institucional da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), na Assembleia Geral da Foirn, em 2012.

Línguas indígenas e a preservação
Braulina falando sobre as línguas indígenas e as dificuldades da sua preservação, no Centro de Convivência Multicultural dos Povos Indígenas (Maloca) da Universidade de Brasília (UnB), em 2019.

Indígenas Universitárias
Braulina representando as mulheres indígenas universitárias no debate sobre a violações e violência de corpos indígenas, em 2018.

Semana indígena
Semana indígena na Universidade de Brasília (UnB), em 2019.

Reivindicação de bolsa permanência
Braulina, com coletivos de estudantes indígenas, reivindicando bolsa permanência no Ministério da Educação (MEC), em 2018.

Lutando pelos direitos indígenas
Mobilização Nacional Indígena lutando a favor dos direitos indígenas em Brasília (DF), 2018. Da esquerda para a direita: Braulina Aurora, Daiara Tukano, Valéria Paye e Maial Kayapó.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.