Página Inicial | Histórias | Pessoa
Brasílio Priprá

- data ou período de nascimento: 20/07/1958
- gênero: Masculino
- cor / raça: Indígena
- local de nascimento: Brasil / Santa Catarina / Ibirama
- local de moradia atual: Brasil / Santa Catarina / Ibirama
- profissão: Liderança Xokleng
sobre
Brasílio Priprá nasceu em 20 de julho de 1958 no território indígena Ibirama Laklaño, situado no Vale do Itajaí-SC. Nascido sob o nome de um guerreiro tombado na luta pela terra, Brasílio é há mais de vinte anos representante político das aldeias da nação Xokleng. Com trabalhos junto à FUNAI e interpelações frente a diversos entes jurídicos, STF incluso, Brasílio e seu povo vêm brigando contra diversas forças que buscam contestar seus direitos originários e diminuir o usufruto de suas terras tradicionais. Seus filhos estão estudando atualmente na UFSC, também voltados para essa causa.
minhas histórias
(não disponível)-
histórias sobre mim
-
imagens
O povo xokleng sempre existiu
Personagem: Brasílio PripráAutor: Museu da Pessoa

Companheiro Falecido
Imagem de:Brasílio Priprá

Morada
Imagem de:Brasílio Priprá

Filhos
Imagem de:Brasílio Priprá

Junto aos ministros
Brasílio falando no Supremo Tribunal Federal defendendo a ACO1100 junto aos ministros

Greve na barragem
Foto tirada durante a greve da barragem. Essa foto foi tirada em uma visita a Brasília, em frente a Procuradoria Geral da Republica, quando era lá na Asa Sul. Brasílio comenta que a maioria das pessoas que estão presentes na foto já são falecidos, só sobraram 3 pessoas vivas. Atrás tem um Pripa, já morto também. De camisa branca, manga curta, está João Patre, esse ainda é vivo. O com uma pasta na mão é Antônio Caxias Popó, já morto também. E o de trás, ultimo da direita é Vecha Pripa, também já morto.

Palestra na universidade
Foto tirada durante uma viagem que Brasílio foi convidado para fazer uma palestra sobre comunidade indígena na universidade.

Universidade de Brasília
Foto tirada na Universidade de Brasília. No centro da foto está o procurador Bigonha da 6ª Câmara de Brasília e mais um companheiro.

Supremo Tribunal Federal
Foto tirada no Supremo Tribunal Federal durante fala de Brasílio, que está na frente, do lado esquerdo de camiseta branca, entre os procuradores do Cime e também da Funai, da GU, procurador do Intra.

Infância
Brasílio com 1 aninho, entre o pai e a mãe. Essa foto tem 62 anos, guardada com muito carinho por Brasílio.

Foto com o Governador
Foto tirada com o Governador. Na esquerda está o Faustino, depois tem o Jonas. Brasilio está de camisa vermelha

Companheiro Falecido
Brasílio de camisa amarela, de laranja o prefeito de Vitor Meirelles, de branco o Juiz Federal e de azul é o Vaio Paté, já falecido, um grande líder, tenho muito respeito por ele.

Morada
Casa atual de Brasílio na aldeia.

Filhos
Brasílio com os dois filhos. No colo Thales hoje com 13 anos e Junior com 18 anos, já está participando das lutas a favor dos povos indígenas, junto ao pai.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.