Página Inicial | Histórias | Pessoa
Hélio Santos Menezes Neto

- gênero: Masculino
- cor / raça: Preta
- local de nascimento: Brasil / São Paulo / São Paulo
- local de moradia atual: Brasil / Bahia / Salvador
- grau de escolaridade: Doutorado
- profissão: Antropólogo
sobre
Hélio Santos Menezes Neto nasceu dia 30 de setembro de 1986 na cidade de Salvador, Bahia. É a terceira geração com o nome Hélio. Passou sua infância e adolescência no bairro Rio Vermelho, "numa família muito numerosa e muito festeira". Cresceu com pais amorosos e junto de sua irmã, em um lar que a leitura era essencial. Seguiu o projeto da família, a educação era fundamental para a estratégia de autonomização e ascensão social. Hélio passou no vestibular do curso de Relações Internacionais na USP de forma despretensiosa, decidindo não seguir a tradição familiar de cursar Direito. Se mudou para São Paulo, aprendeu a gostar da cidade, que lhe deu uma estrutura boa para sua formação. Hélio trabalhou cerca de 5 anos no Fórum Social Mundial, com 22 anos era coordenador internacional do fórum, realizou diversas viagens internacionais. Após ver uma imagem de Xangô em Dakar, que era a mesma representação da imagem que tinha no quintal da casa de sua avó em Salvador, sentiu a necessidade de aprofundar seus estudos na produção artística negra. Através de um convite do Masp, sua dissertação de mestrado tomou forma de exposição, junto de outros curadores, da exposição Histórias Afro-Atlânticas. Atualmente é curador do Centro Cultural de São Paulo, e se dedica a realização de projetos curatoriais que conversam com sua pesquisa acadêmica.
minhas histórias
(não disponível)-
histórias sobre mim
-
imagens
Fruto de um investimento familiar
Personagem: Hélio Santos Menezes NetoAutor: Museu da Pessoa

Hélio mirim
Imagem de:Hélio Santos Menezes Neto

07 de setembro
Imagem de:Hélio Santos Menezes Neto

Eu vim de lá, eu vim de lá pequenininho
data (ou período): Ano 1987 Imagem de:Hélio Santos Menezes Neto

Paizão, herói!
Imagem de:Hélio Santos Menezes Neto

Sertão
Imagem de:Hélio Santos Menezes Neto

Instalação Nova República - Bienal de arquitetura
data (ou período): Ano 2019 Imagem de:Hélio Santos Menezes Neto

Arts and Politics in contemporary Brazil
data (ou período): Ano 2020 Imagem de:Hélio Santos Menezes Neto

Arte afro-brasileira: o que (não) é, afinal?
data (ou período): Ano 2019 Imagem de:Hélio Santos Menezes Neto

Retrato e modelo, juntos (pintura de No Martins)
data (ou período): Ano 2019 Imagem de:Hélio Santos Menezes Neto

As duas crias de Sonia
Da esquerda para a direita, Camila Santos Menezes (irmã), Sonia Magaly Santos Menezes (mãe) e Hélio, na Escola Cresça e Apareça.

Hélio mirim
Foto de Hélio criança, no bairro de Rio Vermelho.

07 de setembro
Foto de Hélio no sofá fantasiado, em sua casa no bairro do Rio Vermelho.

Eu vim de lá, eu vim de lá pequenininho
Foto do porta retrato de Hélio.

Criança viada
Foto de Hélio na varanda, em sua casa, no bairro do Rio Vermelho.

Paizão, herói!
Foto de Hélio com seu pai, Hélio Menezes Júnior e irmã, Camila, em sua casa no bairro do Rio Vermelho.

Hello, kitty
Foto de Hélio e sua mãe, Sônia Magaly Santos Menezes.

Irmãzinha
Foto de Hélio e sua irmã, Camila, abraçados em sua casa no bairro Rio Vermelho.

Sertão
Foto de Hélio andando a cavalo.

Instalação Nova República - Bienal de arquitetura
Foto de Hélio em instalação "Nova República, projeto conjunto de Hélio com os arquitetos do Wolff Architects, da Cidade do Cabo, para a Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, no Sesc 24 de maio.

Arts and Politics in contemporary Brazil
Foto de Hélio em palestra "Arts and Politics in contemporary Brazil", em Duke University, nos Estados Unidos.

Retrato sorrindo
Retrato de Hélio no Centro Cultural de São Paulo.

Histórias Afro-Atlanticas
Foto de Hélio, em primeiro plano, na exposição em que esteve como curador, Histórias Afro-Atlânticas, no MASP.

Cosme, Damião e Doum
Foto de Hélio com estatueta em mãos de São Cosme e Damião e Doum.

Brasil Terra Indígena
Registro da equipe incrível que fez uma obra sensível e urgente do Denilson Baniwa acontecer sobre o Monumento às Bandeiras, parte da exposição Vozes Contra o Racismo, que durou entre os dias 24 de julho e 24 de agosto. As ações de intervenção em vídeos, lambes, instalações e grafites aconteceram de forma simultânea, espalhadas pela cidade de São Paulo. A exposição foi fruto de um trabalho de curadoria de Hélio Menezes e concepção de Hélio Menezes, Lígia Rocha e Thamires Cordeiro.

Arte afro-brasileira: o que (não) é, afinal?
Hélio exercendo um dos ofício, dar aula, que mais gosta e acredita que faz mais sentido. É a primeira aula sobre “Arte Afro-brasileira: o que (não) é, afinal?”, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.

Retrato e modelo, juntos (pintura de No Martins)
Foto de Hélio prestigiando a exposição no Sesc 24 de maio.

MAC
Hélio palestrando no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no Rio de Janeiro.

Zeferina, ontem e hoje
Registro de Hélio palestrando no Colóquio Temporalidades, no Goethe-Institut em Salvador.

Jamaica-Bahia
Foto de Hélio, à esquerda, e O’Neil Lawrence, curador do National Gallery of Jamaica, em frente a um cartaz onde ocorreu a exposição Histórias Afro-Atlântica, em que Hélio foi curador, no Instituto Tomie Ohtake.

Exposição em Chicago
Abertura da exposição "The discovery of what it means to be Brazilian", da qual Hélio foi curador. Na foto estão: Emma McKee, Mariane Ibrahim, Hélio Menezes, Tiago Sant’Ana, Aline Motta, No Martins, Éder Oliveira, Sofia Giner e Pierre Lenhardt, em Mariane Ibrahim Gallery.

Making of 1

Making of 2

Making of 3

Making of 4

Making of 5

Making of 6

Making of 7

Making of 8

Making of 9

Making of 10

Making of 11

Making of 12

Making of 13

Making of 14

Making of 15

Making of 16

Making of 17
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.