Página Inicial | Histórias | Pessoa
Fábio Augusto Felipe Lage

- data ou período de nascimento: 05/04/1944
- gênero: Masculino
- local de nascimento: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro
- local de moradia atual: Brasil / Minas Gerais / Nova Era
sobre
Fábio Augusto Felipe Lage nasceu em Nova Era, Minas Gerais, dia 05 de Abril de 1944, em uma família grande e tradicional da região. Teve uma infância cercada de primos. Puderam brincar bastante pelas fazendas da família e da região. Ficou em Nova Era até 1959, quando foi para Belo Horizonte estudar. Formou-se em Engenharia Mecânica. Em 1971 é chamado a integrar a Vale do Rio Doce. Começou desenvolvendo uma planta de concentração de minérios em Itabira. Ajudou a implementar a Cenibra, empresa de celulose japonesa com a Vale. Depois foi pra Uberaba, para um projeto de fábrica de fertilizantes. Conforme desenvolvia bem os projetos, ia sendo chamado para outros como, a Vale Fértil, vendida para a Petrobras. Foi chamado em Carajás em 1980. Teve que construir tudo do zero, porto, mina, ferrovia. Construiu o Porto de São Luís, ficando responsável por todo o sistema norte. Em 1985, toma à frente da Superintendência de Implantação de Projetos da Vale. Construiu a infraestrutura de Paraupebas. Na Era Collor, foi para a diretoria da Docegeo. Depois, para a Fundação Habitacional Vale do Rio Doce para apoiar os empregados da empresa nos seus problemas de habitação. Saiu da Vale em 1997, no ano em que foi privatizada, e passou a trabalhar em consultoria.
minhas histórias
(não disponível)-
histórias sobre mim
-
imagens
Desafio viver
Personagem: Fábio Augusto Felipe LageAutor: Museu da Pessoa

Inauguração da ferrovia (2)
data (ou período): Ano 1983 Imagem de:Fábio Augusto Felipe Lage

Terraplanagem da ferrovia (2)
data (ou período): Ano 1981 Imagem de:Fábio Augusto Felipe Lage

Terminal Ponta da Madeira
Vista aérea do Terminal Ponta da Madeira, onde se vê o pier de atracação dos navios, o pátio de estocagem de minérios e a trilha ferroviária. À esquerda os prédios ainda em construção.

Chegada da locomotiva
Cerimônia de chegada da locomotiva a Marabá. Avista-se Eliezer Batista, Francisco Schettino, Renato Moretzsohn, Romiedo, Pedro Marcos, Fábio Lage, Sandro, José Pitella, Efigênio e Fernando Português.

Levando a brita
Vagões carregados de brita, produzida em Rosário, para o lastro da ferrovia Carajás-Ponta da Madeira.

Assinando o contrato
Fábio Lage, Renato Moretzsohn, o ex-ministro Nestor Josti, Mozart Litwinsky, Ricardo Antunes, Eliezer Batista, Francisco Schettino, presidente do Banco Mundial, Chico Fonseca, Samir Szraik e Deoclécio Rodrigues durante visita da comitiva do Banco Mundial para assinatura e contrato de parte do financiamento do projeto Carajás.

Inauguração da ferrovia
Inauguração do trecho São Luís-Santa Inês, primeira parte da ferrovia Carajás-Porto da Madeira. Da esquerda para a direita: Leitão (área comercial), Renato Moretzsohn, José Pitella, Coronel Aníbal ao fundo. De óculos, Luiz do Amaral de França Pereira, Fábio Lage (na frente de óculos), Francisco José Schettino e Antonio Dias Leite conversando com oficiai da Marinha e do Exército.

Inauguração da ferrovia (2)
Inauguração do trecho São Luís-Santa Inês, primeira parte da ferrovia Carajás-Porto da Madeira. Da esquerda para a direita: Luiz Amaral da França Pereira, Deoclécio Rodrigues, o governador do Maranhão da época, Luis Rocha, cumprimentando Francisco José Schettino, José Pitella Junior, presidente João Batista de Figueiredo, Samir Szraik, Renato Moretzsohn e Fábio Lage.

Planejando o túnel
Alberto Vieira, o prefeito de Sabará e Fábio Lage escolhendo a melhor alternativa para projetar o túnel de Sabará da Variante Capitão Eduardo Costa Lacerda.

Amigos em Carajás
Telma, Zé Oswaldo, Marcos Milo, Márcio Freire, Jair e Roberto Guimarães em confraternização de amigos em Carajás

Filhos
No jardim de casa, Fábio com seus filhos Lívia, Marina e Sérgio.

Comemoração em Carajás
Comemoração da chegada da superestrutura em Carajás. Participaram da comitiva Efigênio, Renato Moretzsohn, Pedro Marcos, Fábio Lage, Romildo Velho, Francisco José Schettino e João de Deus.

Terraplanagem da ferrovia
Fábio Lage, terceiro à esquerda, com grupo de trabalho para terraplanagem da ferrovia Carajás-Ponta da Madeira.

Terraplanagem da ferrovia (2)
Fábio Lage, de braços cruzados à direita, com grupo de trabalho para terraplanagem da ferrovia Carajás-Ponta da Madeira.

Minério do Cauê
Montagem da primeira coluna da Usina de Concentração de minério do Cauê.
.jpeg)
Porto de Ponta da Madeira
Bernardo Szpigel, Fábio Lage e visitante japonês no Porto de Ponta da Madeira, ainda em construção.

Primeiro carregamento
Primeiro carregamento de minério do porto de Ponta da Madeira.

Primeiro carregamento (2)
Grupo de trabalhadores da Vale do Rio Doce que recebeu o primeiro carregamento de minério do porto de Ponta da Madeira.

Ouro de Igarapé-Bahia
Grupo de trabalho para obra do projeto ouro de Igarapé-Bahia.
.jpeg)
No túnel
Fábio Lage diante do encontro de duas frentes onde foi construído o túnel de Sabará.

Família na Serra do Cipó
Fábio com os filhos Lívia, Marina e Sérgio e o sobrinho Marcelo na Serra do Cipó.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.