Página Inicial | Histórias | Pessoa
Irimá da Silveira

- data ou período de nascimento: 19/12/1931
- gênero: Masculino
- local de nascimento: Brasil / Rio De Janeiro / Niterói
- local de moradia atual: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro
- grau de escolaridade: Superior Completo
- profissão: Engenheiro
sobre
Natural do Rio de Janeiro, criado no bairro do Maracanã, Irimá da Silveira perdeu o pai, advogado, aos oito anos de idade. Em 1950 ingressou na Escola Nacional de Engenharia, atual UFRJ. O primeiro trabalho foi como desenhista do IAPC, e em seguida conseguiu um trabalho na Usiminas, tendo que se mudar para Belo Horizonte. De chefe da Divisão de Refratários da Usiminas, entrou em contato com o BNDES, o então financiador da empresa. Passou por vários cargos, dentre os quais os de Diretor de Operações e Diretor Executivo da Finame. Posteriormente foi Secretário de Privatização e Chefe da Secretaria de Desestatização do banco.
minhas histórias
(não disponível)-
histórias sobre mim
-
imagens
Simplesmente um ideal
Personagem: Irimá da SilveiraAutor: Museu da Pessoa
.jpeg)
O diretor da FINAME
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Irimá da Silveira

Premiando os funcionários
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Irimá da Silveira
.jpeg)
O diretor da FINAME
Irimá da Silveira em palestra de evento ligado ao BNDES, banco onde trabalhou como engenheiro desde 1971. Atualmente, é assessor do presidente e foi diretor da Agência Especial de Financiamento Industrial (FINAME) de 1976 à 1990.

Premiando os funcionários
Sentado à direita, Irimá observa Rômulo Almeida entregar prêmios para os funcionários do BNDES. Na época da fotografia, era diretor-executivo da Agência Especial de Financiamento Industrial (FINAME).

Assessor do presidente
Dilson Funaro (presidente do BNDES) cumprimenta Irimá da Silveira (diretor da FINAME) em evento ligado ao BNDES. Ao fundo, de óculos, está Armando Alencar.

Minibiografia - Parte 1
Primeira parte da minibiografia escrita de punho sobre o trabalho de Irimá da Silveira na Usiminas e sua posterior entrada no BNDE em 1971.

Minibiografia - Parte 2
Segunda parte da minibiografia escrita de punho sobre o trabalho de Irimá da Silveira na Usiminas e sua posterior entrada no BNDE em 1971.

Minibiografia - Parte 3
Terceira parte da minibiografia escrita de punho sobre o trabalho de Irimá da Silveira na Usiminas e sua posterior entrada no BNDE em 1971.

Minibiografia - Parte 4
Quarta parte da minibiografia escrita de punho sobre o trabalho de Irimá da Silveira na Usiminas e sua posterior entrada no BNDE em 1971.

Minibiografia - Parte 5
Quinta parte da minibiografia escrita de punho sobre o trabalho de Irimá da Silveira na Usiminas e sua posterior entrada no BNDE em 1971.

Minibiografia - Parte 6
Sexta parte da minibiografia escrita de punho sobre o trabalho de Irimá da Silveira na Usiminas e sua posterior entrada no BNDE em 1971.

Minibiografia - Parte 7
Sétima parte da minibiografia escrita de punho sobre o trabalho de Irimá da Silveira na Usiminas e sua posterior entrada no BNDE em 1971.

Lista de presidentes do BNDES 1
Para facilitar e datar melhor seu depoimento, Irimá trouxe uma lista com todos os presidentes do BNDES e respectivas gestões.

Lista de presidentes do BNDES 2
Para facilitar e datar melhor seu depoimento, Irimá trouxe uma lista com todos os presidentes do BNDES e respectivas gestões.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.