Página Inicial | Histórias | Pessoa
José Thadeu Teixeira

- data ou período de nascimento: 04/07/1944
- gênero: Masculino
- local de nascimento: Brasil / Rio Grande Do Sul / Cruz Alta
- local de moradia atual: Brasil / Rio Grande Do Sul / Cruz Alta
- profissão: Geólogo
sobre
José Thadeu Teixeira nasceu na cidade de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul em 1944. Na adolescência, mudou-se para Porto Alegre para cursar o científico e descobriu sua vocação para Geologia. Durante o curso, morou na Casa do Estudante e depois de formado, mudou-se para o Rio de Janeiro, para trabalhar na Meridional Mineração, por indicação de um professor. Nessa empresa, envolveu-se diretamente no mapeamento e busca de minérios em Carajás, onde trabalhou com Breno Augusto, o geólogo chefe da região. Migrou para o Grupo Paranapanema e retornou a Meridional a partir da compra da empresa pela Vale do Rio Doce. Trabalhou no início da Docegeo e co-coordenou a procura de minérios em diversas regiões brasileiras, inclusive em Serra Pelada. Casou-se e teve dois filhos.
minhas histórias
(não disponível)-
histórias sobre mim
-
imagens
Mapeando os minérios do Brasil
Personagem: José Thadeu TeixeiraAutor: Museu da Pessoa

Turma de formandos em Geologia, UFRGS, 1967
data (ou período): Ano 1967 Imagem de:José Thadeu Teixeira

José Thadeu como geólogo da Cia. Meridional de Mineração
data (ou período): Ano 1969 Imagem de:José Thadeu Teixeira

Colegas da Companhia Meridional de Mineração
data (ou período): Ano 1968 Imagem de:José Thadeu Teixeira

Conclusão do rebaixamento de Serra Pelada
data (ou período): Ano 1981 Imagem de:José Thadeu Teixeira

Índios Ianomani e equipe de sondagem de estanho
data (ou período): Ano 1978 Imagem de:José Thadeu Teixeira

Recepção do Presidente João Baptista Figueiredo em Serra Pelada
data (ou período): Ano 1982 Imagem de:José Thadeu Teixeira

Formatura em Geologia pela UFRGS
data (ou período): Ano 1967 Imagem de:José Thadeu Teixeira

Turma de formandos em Geologia, UFRGS, 1967
Formatura de José Thadeu Teixeira (primeiro à direita na primeira fila) na Faculdade de Geologia da UFRGS.

Acampamento de trabalho
José Thadeu Teixeira com os colegas da Faculdade de Geologia, Douglas Trainine e Danilo Rainheimer durante acampamento de trabalho no interior de Santa Catarina.

Dez anos da Docegeo
Cartaz de dez anos de comemoração da Docegeo.

Dez anos de formados
José Thadeu Teixeira (último à esquerda na primeira fila) na comemoração de dez no de formados pela Faculdade de Geologia da UFRGS.

Time de Futebol Docegeo
Time de Futebol da Docegeo, do qual José Thadeu Teixeira participava (último da esquerda na primeira fila).

José Thadeu como geólogo da Cia. Meridional de Mineração
José Thadeu Teixeira como geólogo da Cia. Meridional de Mineração na região de Carajás no período de prospecção de manganês.

Colegas da Companhia Meridional de Mineração
José Thadeu Teixeira com com grupo de colegas da Companhia Meridional de Mineração, Octávio Silva, Marcos Alburquerque e Breno Santos.

Acampamento Projeto Xingú
Geólogos da Docegeo Neidemar Farias (camisa vermelha) e José Thadeu Teixeira (4º à esq.) no acampamento do projeto Xingu.

Geólogos em Carajás.
José Thadeu Teixeira e Juarez Santos, geólogos responsáveis pela descrição dos testemunhos de sondagem da pesquisa de cobre da região de Carajás.

Conclusão do rebaixamento de Serra Pelada
Serra Pelada com rebaixamento concluído e sem presença dos garimpeiros.

Garimpeiros em Serra Pelada
Detalhe da Serra Pelada com rebaixamento e na presença de garimpeiros.

Índios Ianomani e equipe de sondagem de estanho
Índios Ianomani e equipe de sondagem de estanho na região de Surucucu (RR).

Recepção do Presidente João Baptista Figueiredo em Serra Pelada
Recepção do Presidente João Baptista Figueiredo na pista de vôo de Serra Pelada.

Discurso em Serra Pelada
Breno Santos discursando ao lado de Sebastião Curió e João Baptista de Figueiredo.

Pista de vôo no Xingu
José Thadeu Teixeira (penúltimo à esquerda) na pista de vôo do projeto Xingu em Antônio Vicente (PA).

Em pesquisa de ouro na Guiana
José Thadeu Teixeira (de chapéu) como funcionário da empresa Paranapanema, trabalha na pesquisa de ouro na Guiana.

José Thadeu Teixeira e filhos
José Thadeu Teixeira com seus filhos Vanessa e Érico.

Formatura em Geologia pela UFRGS
José Thadeu Teixeira com os pais Hipólita e Crescêncio no dia de sua formatura em Geologia pela UFRGS.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.