Página Inicial | Histórias | Pessoa
Sátiro de Araújo Grama
.jpg)
- data ou período de nascimento: 03/07/1922
- gênero: Masculino
- local de nascimento: Brasil / Minas Gerais / Uberlândia
- local de moradia atual: Brasil / Minas Gerais / Uberlândia
- grau de escolaridade: Superior Completo
- profissão: Contador/Colsultor Jurídico
sobre
Sátiro de Araújo Grama nasceu em Uberlândia em 3 de julho de 1922. Filho de família humilde, teve de parar os estudos para começar a trabalhar, passando por diversas profissões em sua juventude, de varredor a contador em uma loja de tecidos. No período da Segunda Guerra Mundial atuou como sargento das forças armadas com a função de receber e cuidar de soldados feridos. Ao fim da guerra começou a trabalhar nas primeiras sociedades anônimas de Uberlândia, por mais de trinta e cinco anos trabalhou na Companhia de Telecomunicações do Brasil Central, sendo responsável pela área de contabilidade e depois pela área jurídica quando se formou em Direito, ajudando a construir a história da CTBC.
minhas histórias
(não disponível)-
histórias sobre mim
-
imagens
Conectando vidas de norte a sul
Personagem: Sátiro de Araújo GramaAutor: Museu da Pessoa
.jpg)
Jovem contador
Sátiro em retrato de formatura pelo curso de Contabilidade da Academia de Comércio de Uberlândia. Ele desistiu do ginásio por ser oferecido de dia, horário em que ele precisava trabalhar, e cursar Contabilidade à noite. Estudou por quatro ou cinco anos e, apesar das circunstâncias adversas, passou a tomar gosto pela área.
.jpg)
Notícias da guerra
Sátiro foi promovido à sargento após um curso no CRFG e pegou um trem para o Rio de Janeiro no intuito de integrar-se ao Centro de Recompletamento Pessoal (CRT) da Força Expedicionária Brasileira (FEB). As roupas de Sátiro chegaram a embarcar para a Itália na época da Segunda Guerra Mundial, mas o recruta ficou doente e permaneceu no hospital por mais de vinte dias, o que o impossibilitou de viajar, até que chegou a notícia do fim da guerra.
.jpg)
Amigos executivos
Sátiro entre amigos dentro da sede do Grupo Algar. Esq.-dir.: Fausto Calábria, Nelson Cascelli e Sátiro de Araújo Grama.
.jpg)
Time comercial
Sátiro disputou o torneio da Associação Acadêmica de Comércio Mário Porto (AACMP). Era um excelente centro-avante: segundo o médico Macedo de Oliveira, que chegou a vê-lo jogar na década de 40, estaria hoje na seleção. Apesar de sempre ter se destacado, nunca pensou o futebol como carreira. Da esquerda para a direita, de pé: Benjamin Carneiro de Paiva, Sátiro de Araújo Grama, Sebastião Silva, Dalmo de Araújo Polli, Matilde Sales Guimarães (madrinha do time), não identificado, Anselmo, Orlando, Abílio Segadans. Agachados: Camerino Bispo dos Santos, José Silva, Nivaldo Neves, Edgard, Arcelino, José Pereira de Abreu, Cândido Miranda.
.jpg)
A nova diretoria
Sátiro (de pé, camisa listrada) na cerimônia de posse da diretoria do Centro Esportivo e Social Alexandrino Garcia (CESAG), da qual foi membro. Amante dos esportes, Sátiro se destacou no futebol como centro-avante nos jogos do colégio e, mais tarde, como lateral na Academia do Comércio. Esq.-dir.: Alexandrino Garcia, Luiz, Ortência, Walter Machado, Sátiro e Dilson Dalpiaz Dias.
.jpg)
Representante da CTBC
Sátiro (à esquerda) durante o VI Painel Telebrasil em uma das muitas viagens que fez no papel de representante da Companhia de Telecomunicações do Brasil Central (CTBC). Na fotografia também estão general Alencastro, ministro comandante Euclides Quandt de Oliveira, Laércio Birra, Osvaldo Bernardes e Ari Constante.
.jpg)
Formandos de contabilidade
Sátiro (antepenúltima pessoa de pé, da esquerda para a direita) formou-se no curso de Contabilidade da Academia de Comércio de Uberlândia com apenas dezessete anos de idade. Trabalhava durante o dia numa loja de tecidos, "O Mundo Elegante", onde tornou-se guarda-livros, e estudava à noite. De todos os formandos de sua turma, apenas ele seguiu a carreira de contador.
.jpg)
Dia da telefonista
Cartão de missa realizada em homenagem ao Dia da Telefonista.
.jpg)
Comunicado interno
Comunicação interna da Companhia de Telecomunicações do Brasil Central (CTBC) sobre consultoria jurídica e contábil para todas as unidades, assinada pelo diretor presidente Alexandrino Garcia.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.