Página Inicial | Histórias | Pessoa
Manuel dos Santos Paiva
.jpeg)
- gênero: Masculino
- local de nascimento: Portugal / Castelo De Paiva
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo / São Paulo
- profissão: Padeiro
sobre
Manuel dos Santos Paiva, Filho de Maria Rosa dos Santos e Antonio de Paiva, nasceu no dia 19 de março de 1929, em Gildinho, Portugal. Lá trabalhava na lavoura de milho e feijão. Mudou-se para o Brasil para conseguir o próprio negócio assim como um primo que já estava no país. Conseguiu comprar uma padaria em São Paulo. Casou-se por procuração com a portuguesa Maria do Céu. Após se aposentar, ainda atuou como locutor na rádio 9 de julho.
minhas histórias
(não disponível)histórias sobre mim
(não disponível)-
imagens
.jpeg)
Casamento à distância
Casamento religioso na Igreja Santíssimo Sacramento. Vestido com aplique de flores brilhantes e buquê de camélias. Manuel casou por procuração pois no momento já residia no Brasil e depois do casamento mandou carta de chama para Dona Maria do Céu
.jpeg)
Elegância
Foto para passaporte do Sr Antonio Paiva, emigrou para o Brasil em 1920, trabalhando em chácara na Barra Funda. Ficou até 1923, quando voltou para Portugal.
.jpeg)
Foto para o exército
legenda: Foto tirada para dar entrada nos documentos para o exército.
personagem: Manuel dos Santos Paiva.
historia: A foto foi tirada para dar entrada nos documentos, para servir o exército.O senhor manuel dos Santos Paiva não serviu o exército, pois não tinha altura necessária.
.jpg)
Viagem a Portugal
Durante uma das visitas que eles fizeram a Portugal para visitar os pais de ambos. A cidade aonde a foto foi tirada chama-se Viena de Castelo e Jice na Província do Minho. A roupa de Dona Maria é uma tradicional da região e foi emprestada pelo fotógrafo. A maioria das festas religiosas acontecem nessa época de agosto, a festa de Nossa Sra da Agonia dura uma semana, durante essa semana acontecem touradas, bandas, lamentos foclóricos..."
.jpeg)
Apresentado a Igreja
A foto tirada na Igreja Nossa Sra do O. Por ocasião do batizado do segundo filho de seu irmão. O terno do seu Manoel era o mesmo terno com qual ele se casou. Era um dia ensolarado, primeiro o batizado e, em seguida, ir comer.
.jpeg)
Celebrando a união
Festa de casamento da prima. Atrás, casa onde foi feita festa, na Freguesia do Ó. O seu Manoel esteve trabalhando e por isso Maria do Céu etá sozinha com o filho
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.