Página Inicial | Histórias | Pessoa
Eduardo de Oliveira
.jpg)
- gênero: Masculino
- local de nascimento: Brasil / São Paulo / São Paulo
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo / São Paulo
minhas histórias
(não disponível)-
histórias sobre mim
-
imagens
Eduardo de Oliveira
Personagem: Eduardo de OliveiraAutor: Museu da Pessoa

Fraternidade
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Eduardo de Oliveira

Retrato
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Eduardo de Oliveira

Resistência e referência
Eduardo era vereador na cidade de São Paulo, mas com a chegada da ditadura foi para os Estados Unidos a fim de se proteger. Ele aproveitou e tirou uma fotografia ao lado do túmulo de Martin Luther King Jr.

Negros do PMDB
Eduarço e outras lideranças negras durante o lançamento de um movimento negro dentro do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

Movimento negro
Eduardo e o senador Fernando Henrique Cardoso durante o lançamento do Movimento Negro dentro do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

Influência literária
Eduardo de Oliveira e Abdias do Nascimento, deputado federal que criou o Teatro Experimental do Negro, durante o lançamento do livro.

Conselho negro
Eduardo de Oliveira lançou o Conselho da Comunidade Negra durante o governo de Franco Montoro.

Conferência do autor
Conferência do autor durante o lançamento de Túnica de Ébano, o sétimo livro do professor Eduardo de Oliveira, realizada na Biblioteca Mário de Andrade. Junto ao escritor Clóvis Moura, Eduardo tinha acabado de chegar do Panamá, onde atendeu ao II Congresso de Cultura Negra das Américas.

Montoro e os negros
O governador Franco Montoro concedeu uma audiência à comunidade negra paulista.

O negro constituinte
Conferência Esmeraldo Tarquínio, que aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo com o presidente Marcos Mendonça. O grupo de políticos negros do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) promoveu um ciclo de debates sobre o negro e a constituinte.

Integração pela cultura
Durante a campanha Integração pela Cultura, Eduardo de Oliveira recebeu bolsas de estudo em favor dos negros no colégio Dante Alighieri.

Noite de autógrafos
Eduardo de Oliveira e a esposa Deyse durante a sessão de autógrafos do livro Gestas Líricas da Negritude, que contou com um prefácio por Tristão de Ataíde. A cerimônia foi realizada no Museu da Imagem e Som do Rio de Janeiro.

Um grande nome
Eduardo de Oliveira foi homenageado pelo seu grupo de trabalho quando descobriram que o seu nome fazia parte da Enciclopédia Larousse.

Escritor e político
Retrato utilizado no lançamento do primeiro livro de Eduardo de Oliveira, Além do Pó, e também em sua candidatura para vereador.

Regresso célebre
Eduardo de Oliveira foi entrevistado no Programa Silvio Santos por conta de seu regresso dos Estados Unidos.

Do negro ao negro
Eduardo e colegas no lançamento do jornal Ébano, feito por negros e para negros. A cerimônia ocorreu no Centro do Professorado Paulista e na fotografia estão presentes a escritora Carmen Valéria Nicolau, o diretor Oswaldo Borges e o redator Antônio Lúcio.

Livro negro
Eduardo de Oliveira e Paulo Freire estavam presentes no lançamento de livro do escritor e deputado federal Abdias do Nascimento, fundador do Partido Democrático Trabalhista (PDT), na Livraria Brasiliense.

O intelectual do ano
A deputada Theodosina Ribeiro e Eduardo de Oliveira entregam uma placa comemorativa ao senador Afonso Arinos de Melo Franco após sua eleição como 'Intelectual do Ano'.

Incentivo à inclusão
Eduardo de Oliveira foi convidado pelo governador Laudo Natel para ser padrinho dos calouros negros.

Os burros negros
Professor e alunos que participaram de uma campanha para incluir o negro na sociedade paulista durante a saudação do reitor aos negros que ingressaram nas universidades. A campanha foi promovida por Eduardo de Oliveira junto à Vanda dos Santos, que promovia o Baile do Burro Negro, uma recepção aos calouros negros realizada na Casa de Portugal.

Retorno aos filhos
Após regressar dos Estados Unidos, Eduardo de Oliveira fez uma conferência sobre suas vivências no estrangeiro no Coimbra Esporte Clube. Ele também tirou a foto com os seus filhos, que são, da esquerda para a direita: Marco Aurélio, Regina, um amigo, Plínio Alberto, José Francisco e Carlos Eduardo.

O negro dirigente
Eduardo de Oliveira promovia uma campanha que pretendia incluir o negro na sociedade dirigente. Ele obteve bolsas de estudo para negros em escolas de alta categoria e, nessa fotografia, promove a campanha em uma sala de aula do Colégio Santa Cruz.

Lutando junto
Eduardo de Oliveira e colegas escritores entregam a placa de Intelectual do Ano a Sobral Pinto por conta de sua luta a favor dos direitos humanos.

Fraternidade
Eduardo de Oliveira foi homenageado pelos demais membros da Loja Maçônica da Lapa na entrada de uma conferência após ter sido o candidato negro a deputado estadual com a maior votação na região.
.jpg)
Poesia profunda
Carta de Martin Luther King agradecendo a Eduardo de Oliveira pelo envio do livro 'As gestas líricas da negritude'.

Controle americano
Eduardo de Oliveira foi convidado oficialmente para ingressar nos Estados Unidos e recebeu esse cartão do Departamento de Estado americano.

Retrato
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.