Página Inicial | Histórias | Pessoa
Alice Barros da Costa
- gênero: Feminino
- cor / raça: Parda
- local de nascimento: Brasil / Pará / Belém
- local de moradia atual: Brasil / Pará / Belém
- grau de escolaridade: Superior Completo
- religião: Catolicismo
- profissão: Professora de Geografia
sobre
Alice Barros da Costa nasceu em Belém, mas criou-se no interior do Pará. Traz lembranças da família - os pais e irmãos - das brincadeiras na infância e das escolas que frequentou. Queria ser pediatra, acabou sendo professora de Geografia. Curiosamente, não por influência da mãe, também professora de Geografia, mas de uma professora do cursinho. Começou lecionando no ensino regular e por circunstâncias afastou-se por dois anos e voltou para lecionar no Telecurso, apaixonando-se pela sala de aula. Sempre foi de dar a volta por cima, de fazer na vida o mais simples, sem ser o mais fácil. Agora, o Telecurso - Mundiar para os paraenses - representou, para a sua carreira no magistério, a retomada e o encontro; o crescimento e a recompensa pelos resultados que acompanhou. Acredita que, como professora, ali tenha conhecido o melhor da arte de ensinar: a metodologia, a dinâmica, a programação bem construída, os eixos, as equipes...
minhas histórias
(não disponível)-
histórias sobre mim
-
imagens
Redescobrindo-se educadora
Personagem: Alice Barros da CostaAutor: Museu da Pessoa

Memorial I
Registro do Memorial, instrumento pedagógico, de Alice desde que entrou no Projeto Telecurso Mundiar em 2014, incluindo relatos/registros sobre seus sentimentos experiências no próprio projeto, atividade dos grupos de estudantes, como o de 2016

Memorial II
Registro do Memorial, instrumento pedagógico, de Alice desde que entrou no Projeto Telecurso Mundiar em 2014, incluindo relatos/registros sobre seus sentimentos experiências no próprio projeto, atividade dos grupos de estudantes, como o de 2016

Metodologia Telessala
Alice com os estudantes da sua primeira turma do Telecurso Mundiar, na primeira entrada do projeto no Pará, realizando uma revisão do conteúdo de Biologia, na escola Mal. Cordeiro de Farias.
Formatura da turma de 2016
Professora Alice (de azul) junto dos estudantes no dia da formatura do grupo no Ensino Médio. Todos muito emocionados com momento tão importante, no IEEP (Instituto de Educação Estadual do Pará)

Atividade em sala de aula
Estudantes do Telecurso Mundiar 2016 em atividades no período de integração, no IEEP (Instituto de Educação Estadual do Pará).

Máscaras
Problematização de uma aula de teatro na turma de estudantes do Telecurso Mundiar de 2016, no IEEP (Instituto de Educação Estadual do Pará).

Família feliz
Apresentação da Orquestra Sinfônica No Teatro da Paz; Alice com o companheiro Túlio Souza e seus filhos Leonardo e Ana Beatriz que foram assistir ao conserto.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.