Página Inicial | Histórias | Pessoa
Asunta Jailita

- gênero: Feminino
- local de nascimento: Bolívia / Cochabamba
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo
- religião: Catolicismo
sobre
Asunta Jailita nasceu na Bolívia em 1956 e cresceu com seus 2 irmãos mais próximos, tendo irmãos falecidos e alguns com quem não conviveu. Desde muito jovenzinha se dedicou aos estudos por determinação do pai, frequentou o colégio e quando mais velha se dividia entre o trabalho de babá e os estudos, até vir para o Brasil estudar administração e trabalhar como cuidadora de uma senhora, enfrentando alguns obstáculos com o idioma, retornando um tempo depois para a Bolívia. Na segunda vez que veio ao Brasil trabalhou em um restaurante e logo conseguiu seus documentos para se estabelecer legalmente. Foi neste mesmo restaurante que conheceu seu primeiro marido, com quem trabalhou e viajou para a Espanha, mas o casamento teve um fim, devido a uma traição. Depois do fim do casamento Asunta passou por diversas dificuldades, até o nascimento de seu afilhado, que lhe trouxe uma nova vontade diante da vida, a quem é muito apegada. Nos caminhos da vida conheceu o grupo de mulheres chilenas, que a acolheram, sendo a única boliviana do grupo. Asunta se orgulha muito das viagens e amizades que cultivou em sua trajetória.
minhas histórias
(não disponível)-
histórias sobre mim
-
imagens
Uma esperança viajante
Personagem: Asunta JailitaAutor: Museu da Pessoa

Cozinha de imigrantes
No restaurante onde trabalhava, Asunta posa ao lado de Joaquim, cozinheiro português, e Gabriela, sua colega chilena.

Abraçando a mãe
Juana (mãe) é abraçada por Asunta, que a visitou em Cochabamba por conta de seu aniversário.

Família em frente ao colégio
Família de Asunta posa em frente ao colégio de seus sobrinhos. Esq.-Dir.: Santiago (irmão), Nancy (irmã), Juana (mãe), Carmen (cunhada), José, Estela e Ruben (sobrinhos).

Estrangeiros em Madri
Asunta em sua primeira viagem a Madri, junto a sua amiga japonesa e seu amigo suíço.

Brechó na Augusta
Asunta e a irmã Nancy vestidas com roupas de época em frente ao brechó onde trabalhava, na Rua Augusta.

Aniversário com estilo
Asunta posa ao lado do estilista Ronaldo Ésper no aniversário de dois anos de seu afilhado, Guilherme.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.