Página Inicial | Histórias | Pessoa
Roberta de Oliveira
.jpg)
- gênero: Feminino
- local de nascimento: Brasil / São Paulo / Campinas
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo / Osasco
- profissão: Educadora e articuladora comunitária
sobre
Filha de pais separados, Roberta logo cedo conviveu com situações familiares complicadas. Ao se separar, sua mãe começou a se prostituir por não conseguir recursos para cuidar dos dois filhos pequenos. Além disso, sua avó, com quem convivia bastante, tinha problemas com alcoolismo. Independentemente de suas ações, a família sempre cuidou com carinho de Roberta e ela toma o mesmo cuidado com todos próximos a ela. As dificuldades presentes em sua vida, no entanto, não a envergonhavam nem intimidavam , muito pelo contrário. Sua vontade de se envolver em atividades de articulação coletiva já aparecia na escola, e mais tarde se refletiu em sua profissão de educadora e articuladora comunitária. Em sua entrevista, Roberta, guerreira, nos emociona com o drama da perda dos pais e nos conta como tem sido a experiência com sua nova área de atuação: o samba, que conheceu através das rodas promovidas pelo Kolombolo Diá Piratininga.
minhas histórias
(não disponível)-
histórias sobre mim
-
imagens
Pérola rara no viver e no cantar
Personagem: Roberta de OliveiraAutor: Museu da Pessoa

Pescaria
legenda: Pai de Roberta, Adalton, em pescaria no rio Araguaia. Fotografia tirada na época em que Roberta estava se mudando para Mato Grosso, 2002.. historia: Pai de Roberta, Adalton, em pescaria no rio Araguaia. Fotografia tirada na época em que Roberta estava se mudando para Mato Grosso, 2002.

Gravidez
Roberta grávida de Henrique, na casa onde morava, em Campinas. Ao lado está Cássia, trabalhando com sua mãe no Bia Drinks, 1992. historia: Roberta grávida de Henrique, na casa onde morava, em Campinas. Ao lado está Cássia, trabalhando com sua mãe no Bia Drinks, 1992.

Filhos
Filhos Henrique (6 anos) e Felipe (6 meses), na casa onde Roberta e Marcelo (seu ex-marido) moravam, em Campinas, 1997.

Irmãos
Irmãos: Guilherme (irmão mais velho) e Eduardo (irmão do meio) com Roberta, na chácara do pai em Trindade-GO, 2007.
.jpg)
Pescador do Araguaia
Adalton (pai de Roberta) posa ao lado de um peixe que pescou no rio Araguaia. Fotografia tirada na época em que Roberta estava se mudando para o Mato Grosso.

O abraço materno
Roberta e Maria (sua mãe, conhecida como Bia) se abraçam. Fotografia tirada no Bia Drinks.

Na pedreira
Fotografia tirada em uma pedreira na estrada para Mogi Mirim. A família costumava fazer passeios para conhecer lugares de maneira barata: "Só gastando gasolina." Na foto estão presentes Roberta, Maria (mãe) e Adalton (pai).

Filho
Roberta com o filho recém-nascido Henrique, na casa da sogra.

Eduardo, Kleber e Roberta
Eduardo (irmão), Kleber (amigo) e Roberta. Os três ficaram muito próximos depois da morte da mãe de Roberta. Foto tirada quando estavam indo morar em Goiânia.

Praia
Na praia, Roberta estava com medo de alguma coisa e sua mãe a pegou no colo.

Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.